A Intel divulgou hoje os primeiros detalhes da sua nova arquitetura gráfica Larrabee, que chegará ao mercado como a sua primeira tentativa de desafiar de igual para igual chipsets gráficos das gigantes AMD e NVIDIA.
A empresa acredita que solucionou os problemas de extensão de recursos gráficos a partir da utilização de múltiplos núcleos de processamento x86, desenhados para reconhecer e trabalhar eficientemente com diversas tarefas simultâneas, inclusive com suporte a Hyper-threading. A partir daí, um processador vetorial dedicado por núcleo é adicionado para trabalhar com os processos gráficos relacionados.
O fundamento da Intel é bastante parecido com o trabalhado em computação paralela, mas dá, teoricamente, uma flexibilidade extra a programadores acostumados com hardwares gráficos convencionais. Isso porque vários desenvolvedores x86 poderão adicionar novos efeitos gráficos ou técnicas de renderização simplesmente criando novos softwares, de acordo com a Intel. O mais bacana é que eles já suportarão tanto OpenGL quanto DirectX, nativamente.
A companhia permanece, por enquanto, bastante fechada quanto às informações da quantidade de núcleos e velocidades de clock dos novos processadores e afirma que o Larrabee só deverá estar disponível em 2009 ou 2010, quando a média de muitos processadores já deverá ser de 8 ou mais núcleos cada. Ela já fez uma demonstração para jornalistas, contudo, demonstrando a capacidade de escala do Larrabee para até 48 núcleos.
Apesar da Apple não ter feito, ainda, qualquer anúncio relacionado à adoção do Larrabee, o Arstechnica já comenta sobre o assunto positivamente. Segundo eles, faria bastante sentido uma parceria como esta, visto que o Larrabee poderá ser explorado e trabalhado diretamente pelas capacidades cooperativas multi-tarefa do Grand Central, a partir do Mac OS X 10.6 Snow Leopard.