O melhor pedaço da Maçã.

Cinch traz o recurso “Snap” do Windows 7 para o Mac OS X

Quem já usou o Windows 7 deve conhecer o novo recurso Snap, capaz de redimensionar janelas em tamanhos proporcionais ao da largura da sua tela por meio do posicionamento delas nas laterais e na parte superior da área de trabalho. Trata-se de uma função muito legal, porém dispensável (na minha opinião), graças ao Exposé do Mac OS X. No entanto, quem acha interessante trabalhar com esse recurso no sistema da Apple pode contar com a ajuda de um pequeno utilitário, o Cinch.

Publicidade

Cinch

Desenvolvido pela Irradiated Software, ele traz ao Mac OS X as mesmas funções oferecidas pelo Snap no Windows 7, transformando as laterais e a parte superior da Mesa em hot zones. Basta arrastar uma janela para um desses lados e, quando o mouse atingir a hot zone, o Cinch mostrará um indicador pontilhado do novo espaço que ela ocupará, conforme mostra a screenshot acima. Solte o botão do mouse e ele redimensiona a janela desejada para a nova posição.

Uma vez com essa funcionalidade, você pode imaginar quais aplicações são possíveis. Por exemplo, facilitar a movimentação de arquivos entre duas janelas do Finder:

Cinch

Ou a comparação de dois documentos no Pages:

Cinch

Ou ainda quando você quer dar mais espaço para suas janelas em modo tela cheia (fullscreen). Neste caso, um ponto negativo que constatei sobre o Cinch é que ele não coloca uma janela em tela cheia simplesmente arrastando a borda dela até a sombra da barra de menus, ou seja, é necessário ir até o extremo da tela para fazer isso.

Cinch

O Cinch requer o Mac OS X 10.5 ou superior e é um binário universal. Você pode usá-lo em modo demo com mensagens aparecendo a cada inicialização ou então comprá-lo, por apenas US$7 (1,6MB). Ah, e se você não quer ter acesso a essas funções por gestos de mouse — mas sim por atalhos de teclado —, considere a compra do Sizeup (US$13), também da Irradiated.

[via Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Woz fala sobre Fusion-io, computação na nuvem, Apple, tablet e iPhone em entrevistas recentes

Próx. Post

Pinch Media e Flurry anunciam fusão para análises de aplicativos móveis

Posts Relacionados