O melhor pedaço da Maçã.

Lançamento de novo Mac Pro é aguardado para este mês

Mac Pro com LED Cinema Display

A Apple deverá lançar uma nova revisão do seu desktop profissional nas próximas semanas, correspondendo à chegada da nova linha de processadores Xeon, da Intel. Por ser composta de chips com seis núcleos de processamento, estima-se que ela será a base para o próximo update no hardware do Mac Pro, prometido como o maior já lançado nos últimos anos.

Publicidade

Mac Pro com LED Cinema Display

O Mac Pro vem sendo atualizado em caráter anual e está atendendo muito bem aos seus usuários, mas para aqueles que não se renderam ao modelo lançado no ano passado (julgando que o anterior também oferecia excelente performance e ficou mais barato até mesmo para compras no Brasil), talvez esta seja uma boa hora de considerar uma troca de hardware. Graças à ótima relação que a Apple possui com Intel e suas fornecedoras de GPUs, o próximo modelo do desktop também promete trazer componentes exclusivos para o mercado (temporariamente, é claro), pelo terceiro ano consecutivo.

Em termos de processamento, os novos chips Intel Xeon são bastante poderosos e fabricados com a mais recente tecnologia da empresa. Por oferecerem seis núcleos em cada unidade, estima-se que o novo Mac Pro poderá ser configurado como uma máquina 12-core, usando até dois processadores que oferecem enormes ganhos de desempenho durante o uso de aplicativos otimizados para múltiplos núcleos. Além disso, eles oferecem um aumento de 50% em performance operacional com as mesmas frequências de funcionamento — que podem chegar a 3,33GHz.

Publicidade

Para o próximo Mac Pro, também é aguardada a chegada de novas GPUs, com destaque especial para a nova Radeon HD 5870, da ATI; a NVIDIA não fez anúncios especiais de placas high-end recentemente, mas ela também deve estar preparando seus modelos mais recentes para uso em configurações padrão e encomendas especiais. Com tantas opções avançadas de hardware gráfico, é possível prever que a oferta básica de memória gráfica para usuários profissionais subirá para 512MB em 2010 — podendo ultrapassar 1GB em outros modelos avançados, mas que também deverão ser mais acessíveis do que no passado.

Não há uma previsão exata de quando a Apple lançará o seu novo desktop profissional, mas, como os novos processadores da Intel são aguardados para março, o lançamento dele também deverá ser anunciado até lá. As demais gigantes da indústria de PCs apenas deverão responder aos novos processadores Xeon a partir de abril, então a expectativa entre alguns usuários de Macs para colocar as mãos em uma nova máquina com eles é enorme.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Peças para iPad revelam espaço vazio para iSight

Próx. Post

Market share do iPhone: aumentou ou diminuiu?

Posts Relacionados