O rumor sobre um plano de assinaturas para programação televisiva na iTunes Store pode não ter se concretizado, mas o Financial Times já descobriu um outro, quentinho, acerca de um experimento que a Apple e algumas emissoras de TV estariam dispostas a fazer. Esse teste entraria em efeito coincidindo com o lançamento do iPad e envolveria programas em definição normal (SD): o preço atual, de US$2 por episódio, seria cortado pela metade, para apenas US$1 — ou seja, 30% a menos que uma música de sucesso.
Conseguir que as emissoras concordassem com esse esquema teria sido o resultado de meses de negociação, contudo o desconto de 50% não seria aplicado a toda a programação disponível na loja online da Maçã. O teste serviria para as emissoras experimentarem o que um corte significativo de preços representaria em termos de vendas (dica: elas não cairiam). O direcionamento para a programação em standard definition e a provável data para o início do experimento também refletiriam um foco no iPad como plataforma de TV — especialmente quando a compra por impulso pode ser estimulada por um preço tão atraente.
O plano de uma assinatura de US$30 para ter acesso livre à programação via streaming, porém, não deve ser descartado totalmente: muitos consumidores podem não querer atolar seus HDs com todos os programas de TV que desejam ver, então a opção de simplesmente assistir a eles sem precisam salvá-los seria uma boa. Infelizmente, nada disso se aplica ao mercado brasileiro, por não termos uma iTunes Store “de verdade”. 🙁
[via TechCrunch]