O melhor pedaço da Maçã.

Saiba mais sobre o sistema de vendas baseado em iPods touch utilizado pela Apple em suas lojas

Sistema de vendas baseado em iPods touch numa Apple Retail Store

No final de outubro do ano passado, depois de muita espera, finalmente surgiu a confirmação de que a Apple abandonaria os sistemas EasyPay com Windows CE por um novo, adaptado para iPhones/iPods touch. Alguns dias depois, o ifoAppleStore trouxe um furo com diversos detalhes sobre a solução, que na época acreditava-se ter sido concebida pela Apple (por isso chegou-se a especular que ela poderia comercializá-la para outras redes varejistas). O conjunto serve não só para a realização de pagamentos nas suas lojas, mas também para outras finalidades.

Publicidade

Sistema de vendas baseado em iPods touch numa Apple Retail Store

Recentemente, porém, o próprio ifoAppleStore descobriu e revelou que todo o sistema na verdade foi criado e entregue para a Apple por uma empresa chamada Infinite Peripherals. O modelo utilizado nas Retail Stores da Maçã se chama Linēa-pro e pode ser conferido em diversos ângulos nestas fotos e neste vídeo especial criado pelo mesmo site.

Sistema de vendas baseado em iPods touch numa Apple Retail Store

Publicidade

Em nossa última viagem a San Francisco, tivemos a oportunidade de conferir o sistema de perto. A case é bem maior que uma convencional simplesmente para proteção dos gadgets, visto que incorpora uma bateria extra, um leitor de códigos de barras e o espaço para você deslizar cartões de crédito e fazer a leitura de suas tarjas magnéticas.

Sistema de vendas baseado em iPods touch numa Apple Retail Store

Publicidade

Conversamos com pelo menos três atendentes da Apple Retail Store da Stockton St. e a opinião é unânime: libertar-se do sistema antigo com Windows CE não só foi muito bom porque faz todo sentido uma loja da Apple utilizar iPhones/iPods touch para esse tipo de coisa, como a nova solução é muito mais fácil de usar, agradável e, principalmente, rápida. Até mesmo a rotatividade de clientes na loja aumentou, visto que não se perde tanto tempo mais no fechamento de compras.

Sistema de vendas baseado em iPods touch numa Apple Retail Store

Embora a leitura de códigos de barra seja praticamente instantânea (e o app — este sim, criado pela e exclusivo da Apple — já mostra na tela automaticamente um resumo da compra), passar o cartão de crédito não é lá tão suave. O atendente que fechou nossa compra já “tinha a manha da coisa”, mas ainda assim ele passou o cartão várias vezes para cima e para baixo, a fim de confirmar a leitura magnética. Nada traumático, mas eu pensava que era algo mais simples.

Publicidade

Sistema de vendas baseado em iPods touch numa Apple Retail Store

Com tudo confirmado, você mesmo assina na tela e então escolhe se quer receber a nota fiscal impressa, por email ou ambos. Calma, a case não tem uma impressora! 😛 Se você optar pela notinha em papel, o iPhone/iPod touch envia um comando de impressão para a bancada da loja, e o atendente só tem que ir até lá, pegar e entregá-la junto com o saquinho onde estão os produtos adquiridos. Simples, assim. 🙂

Esse sistema já está em funcionamento nas mais de 270 Apple Retail Stores espalhadas pelo mundo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Assim como o iPhone em 2007, Windows Phone 7 aparentemente dispensará copy & paste, bem como Flash Player e multitarefa

Próx. Post

Opera Mini para iPhone pode até ser rejeitado pela Apple, mas é muito mais rápido que o Mobile Safari

Posts Relacionados