O melhor pedaço da Maçã.

Intel lança nova linha de processadores Xeon com seis núcleos

A Intel anunciou hoje a disponibilidade de uma nova linha de processadores dentro da família Xeon, composta de chips com seis núcleos de processamento. Baseados na mesma arquitetura de 32 nanômetros que deu origem ao Core i7-980X detalhado por aqui na semana passada, eles oferecem um aumento considerável no desempenho sem afetar em nada o envelope térmico dos modelos anteriores (com apenas quatro núcleos).

Publicidade

Com o upgrade, a linha Xeon ganha nove novos integrantes (todos com seis núcleos), com velocidades variando entre 2GHz (para workstations de baixa voltagem) e 3,33GHz. Segundo a Intel, o ganho de performance oferecido por eles em relação aos modelos quad-core (quando comparados em uma mesma frequência de operação) varia entre 10% para tarefas executadas em apenas um núcleo e 60% para multiprocessamento, beneficiando muitos aplicativos usados no mercado profissional.

Os avanços técnicos do Xeon o colocam como uma escolha bem mais favorável para Macs Pro, pois oferecem 12MB de cache e melhorias para uma série de tecnologias recentes da Intel. Uma delas é a Turbo Boost, que agora possibilita um aumento da frequência operacional em até 7,5% para todos os modelos da linha, através da redução do número de núcleos de processamento ativos — no caso de um processador de 3,33GHz, a velocidade de clock pode chegar a 3,6GHz.

Publicidade

Além disso, os novos chips também trazem novidades relacionadas ao seu uso em ambientes onde a proteção de dados é essencial. Um novo conjunto de instruções adicionado a eles acelera operações de criptografia de dados via hardware, favorecendo qualquer aplicação nessa área. Também foi adicionada aos novos Xeon uma tecnologia inédita de execução confiável (em inglês, Trusted Execution), que protege computadores contra códigos maliciosos sem acerretar redução no ritmo de processamento.

Não foram feitas previsões sobre a disponibilidade de computadores baseados nos novos processadores Xeon, enquanto empresas como HP e Dell esperam adotá-los nos próximos 45 dias. A Apple não foi citada no meio delas, mas estamos aguardando uma atualização na linha de Macs Pro para breve.

[via Ars Technica]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Vídeo-conceito: seria iPhone HD o nome da quarta geração do smartphone da Apple?

Próx. Post

ScreenFlow 2.1 automatiza exportação de vídeos para Flash

Posts Relacionados