Nos últimos dias, realizamos no MacMagazine uma enquete à qual muitos podem não ter dado tanta importância, mas que é bastante séria. Perguntamos a vocês se costumam fazer reviews do que compram/baixam na iPhone App Store.
Com 1.381 participações, eis o resultado:
Sim, mais da metade (57,1%) dos participantes disse que nunca escreveu um review sequer na loja. Se somarmos isso com os 23,8% dos que disseram que o fazem “muito raramente”, passamos de 80%. Isto, pessoal, é muito preocupante.
Reviews têm um significado ímpar não só para o desenvolvedor, mas também para a comunidade como um todo. Ou seja, quando você deixa de fazer isso, você indiretamente está se prejudicando. Ninguém pede que se escreva uma bíblia sobre determinado aplicativo; às vezes um simples comentário acompanhado de uma nota já são suficientes.
Alguns aspectos do porquê de estarmos dizendo isso:
- Com exceção de apps gratuitos ou títulos de até US$5 (isto é, os comprados por impulso), muitos softwares/games só são adquiridos por usuários com base no que outros têm a dizer sobre eles. Por isso, a área de reviews é talvez uma das primeiras olhadas por navegantes da loja da Apple.
- Independentemente de você gostar ou não de um app, nada é perfeito. A sua opinião é fundamental para que o desenvolvedor (seja ele um profissional liberal ou uma empresa) saiba no que o programa peca e em que áreas devem-se focar esforços no futuro. Em vez de simplesmente apagar um aplicativo, por que você não faz a sua parte para melhorá-lo e, quem sabe, obter algo que atenda às suas necessidades no futuro?
- Dar notas, simplesmente, não é suficiente. Use pelo menos uma ou duas linhas de texto para citar os aspectos positivos e negativos do app que você baixou/comprou, pois às vezes uma simples diferença de gosto visual (mais subjetivo, impossível) pode determinar se um usuário prefere o app X ou o app Y.
- Talvez você nunca tenha notado, mas a Apple oferece alguns recursos bastante importantes na área de reviews, como um menu de classificação (você pode ler os comentários por ordem de utilidade, os mais favoráveis, os mais críticos e os mais recentes), links para você avaliar reviews como úteis ou não, e um link para denunciar algum comentário indevido (seja lá qual for o motivo).
- Na parte superior da área de reviews, também temos duas abinhas bem legais: “Current Version” e “All Versions”. Isso é ótimo, pois você pode escolher filtrar os comentários que se referem apenas à versão atual do aplicativo — afinal de contas, as críticas passadas ao app podem ter relação com recursos/bugs já sanados pelo desenvolvedor.
Podíamos continuar listando aqui outros pontos que justificam o porquê de termos ficado tão decepcionados com o resultado da enquete. Entendemos que a vida de todos é bastante corrida, mas tente separar, de vez em quando, pelo menos alguns minutinhos do seu final de semana para emitir opiniões sobre apps que você julga valerem a pena. O desenvolvedor e toda a comunidade agradecem. 🙂
Agora, queremos saber a opinião de vocês quanto à primeira cidade brasileira que deveria receber uma Apple Retail Store oficial — apesar de já sabermos que isso não acontecerá tão cedo… Participe já da nova enquete, votando na coluna lateral direita do site!