O melhor pedaço da Maçã.

Enquete: maioria dos leitores nunca escreveu um review sequer na iPhone App Store

Enquete: Você costuma fazer reviews do que compra/baixa na iPhone App Store?

Nos últimos dias, realizamos no MacMagazine uma enquete à qual muitos podem não ter dado tanta importância, mas que é bastante séria. Perguntamos a vocês se costumam fazer reviews do que compram/baixam na iPhone App Store.

Publicidade

Com 1.381 participações, eis o resultado:

Enquete: Você costuma fazer reviews do que compra/baixa na iPhone App Store?

Sim, mais da metade (57,1%) dos participantes disse que nunca escreveu um review sequer na loja. Se somarmos isso com os 23,8% dos que disseram que o fazem “muito raramente”, passamos de 80%. Isto, pessoal, é muito preocupante.

Reviews têm um significado ímpar não só para o desenvolvedor, mas também para a comunidade como um todo. Ou seja, quando você deixa de fazer isso, você indiretamente está se prejudicando. Ninguém pede que se escreva uma bíblia sobre determinado aplicativo; às vezes um simples comentário acompanhado de uma nota já são suficientes.

Reviews na App Store

Alguns aspectos do porquê de estarmos dizendo isso:

Publicidade
  • Com exceção de apps gratuitos ou títulos de até US$5 (isto é, os comprados por impulso), muitos softwares/games só são adquiridos por usuários com base no que outros têm a dizer sobre eles. Por isso, a área de reviews é talvez uma das primeiras olhadas por navegantes da loja da Apple.
  • Independentemente de você gostar ou não de um app, nada é perfeito. A sua opinião é fundamental para que o desenvolvedor (seja ele um profissional liberal ou uma empresa) saiba no que o programa peca e em que áreas devem-se focar esforços no futuro. Em vez de simplesmente apagar um aplicativo, por que você não faz a sua parte para melhorá-lo e, quem sabe, obter algo que atenda às suas necessidades no futuro?
  • Dar notas, simplesmente, não é suficiente. Use pelo menos uma ou duas linhas de texto para citar os aspectos positivos e negativos do app que você baixou/comprou, pois às vezes uma simples diferença de gosto visual (mais subjetivo, impossível) pode determinar se um usuário prefere o app X ou o app Y.
  • Talvez você nunca tenha notado, mas a Apple oferece alguns recursos bastante importantes na área de reviews, como um menu de classificação (você pode ler os comentários por ordem de utilidade, os mais favoráveis, os mais críticos e os mais recentes), links para você avaliar reviews como úteis ou não, e um link para denunciar algum comentário indevido (seja lá qual for o motivo).
  • Na parte superior da área de reviews, também temos duas abinhas bem legais: “Current Version” e “All Versions”. Isso é ótimo, pois você pode escolher filtrar os comentários que se referem apenas à versão atual do aplicativo — afinal de contas, as críticas passadas ao app podem ter relação com recursos/bugs já sanados pelo desenvolvedor.

Podíamos continuar listando aqui outros pontos que justificam o porquê de termos ficado tão decepcionados com o resultado da enquete. Entendemos que a vida de todos é bastante corrida, mas tente separar, de vez em quando, pelo menos alguns minutinhos do seu final de semana para emitir opiniões sobre apps que você julga valerem a pena. O desenvolvedor e toda a comunidade agradecem. 🙂

Agora, queremos saber a opinião de vocês quanto à primeira cidade brasileira que deveria receber uma Apple Retail Store oficial — apesar de já sabermos que isso não acontecerá tão cedo… Participe já da nova enquete, votando na coluna lateral direita do site!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quer patentear técnicas de interação com “competidor virtual” durante atividades físicas

Próx. Post

Apple passa a vender iPhones sem contrato em suas lojas nos EUA, porém ainda bloqueados

Posts Relacionados