A AdMob liberou nesta manhã seu mais novo relatório do segmento móvel, referente a fevereiro de 2010 (confira aqui o de janeiro). O destaque do mês foi um comparativo no tráfego da sua rede entre smartphones, aparelhos convencionais e dispositivos portáteis de acesso à internet.
O gráfico acima revela as variações de tráfego nas três categorias de gadgets desde o ano passado. Smartphones compreendem agora 48% do total, contra 35% em fevereiro de 2009 — estimulados principalmente pelo iPhone e pelo Android. Em termos absolutos, o tráfego de smartphones disparou 193% em 12 meses.
O acesso via aparelhos convencionais caiu de 58% para 35% na rede da AdMob, ainda que em termos absolutos o seu tráfego tenha subido 31%. Os MIDs (Mobile Internet Devices) compreendem agora 17% do total, sendo que o iPod touch representa 93% deste tráfego (outros aparelhos na categoria incluem Sony PSP e Nintendo DSi). Em termos absolutos, eles foram os que mais cresceram: 403%.
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Considerando o market share de sistemas operacionais móveis, os três que lideram atualmente a rede da AdMob são iPhone OS, Android e Symbian OS. A Apple viu sua plataforma subir de 33% para 50% em um ano, enquanto a da Nokia despencou de 43% para 18%.
O Android foi o que mais cresceu ano após ano: as requisições de smartphones com o SO do Google foram de 2% para 24% nos últimos 12 meses. Considerando volume de tráfego, os dispositivos mais populares que rodam o SO do Google são Motorola DROID, HTC Dream, HTC Hero, HTC Magic e Motorola CLIQ.
Samsung, Nokia, Sony Ericsson, Motorola e LG são as maiores fabricantes de aparelhos convencionais (os chamados “feature phones”), hoje em dia.
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Vale lembrar, como de praxe, que os relatórios da AdMob medem o uso de aplicativos móveis conectados à sua rede de mais de 15.000 sites e apps. Os números não representam vendas de handsets, apesar de muitas vezes serem equivalentes.
Para conferir o relatório completo de fevereiro de 2010, clique aqui (PDF, 430KB).