Quem está bastante habituado a comprar aplicativos para iPhones e iPods touch vai estranhar um pouco quando vir seus preços em versões para o iPad. Uma simples tabela feita pelo Silicon Alley Insider com base em informações extraídas de imagens da nova App Store mostra isso com clareza, visto que certos produtos para o iPhone OS triplicaram de preço ao serem portados para a tablet da Apple.
Nessa análise, uma lista de apps que custam apenas US$26,92 ao serem comprados para um iPhone pode ser adquirida por US$52,92(!) em um iPad, o que representa um aumento médio de 97%. Certamente, as primeiras empresas que estão trabalhando com a tablet querem moldar um novo mercado em que possam lucrar mais em relação aos apps para dispositivos menores — algo com que a Apple não se importa; afinal de contas, ela também lucrará mais com esses produtos.
Entretanto, há de se questionar até que ponto essa variação de preços entre um app para iPhone e outro para iPad será cabível. Ora, aplicativos universais serão vendidos em um único binário suportando perfeitamente as duas “plataformas” de desenvolvimento, mas eles não sofrerão aumento algum nos preços devido a isso. Há quem pense que essa diferença se tornará uma tendência, mas, na minha opinião, os usuários pagarão pelos novos aplicativos apenas se comprovarem que seus criadores tiveram bom senso e souberam agregar valor às versões portadas.