O melhor pedaço da Maçã.

Mais rastros do iChat no iPhone OS 4.0: salas de bate-papo, moderadores e câmeras para todos

Ícone do iChat

Acho que todo mundo já esperava que a liberação do iPhone OS 4.0 Beta daria abertura para uma infinidade de rumores baseados em fragmentos de código encontrados no software. As primeiras evidências de videoconferência chegando ao smartphone da Apple eram, pelo visto, apenas o começo. Novos elementos do sistema operacional achados pelo 9 to 5 Mac apontam para uma possível integração do serviço de chat com a rede social para jogos, Game Center.

Publicidade

Primeiramente, foi encontrada uma pasta chamada Conference.framework com alertas sonoros idênticos aos do iChat para Mac OS X. Mas isso não é nada: a coisa começa a esquentar ao analisar os Video/Chat Room/Moderator/Encryption, que contêm uma referência à presença de moderadores em chatrooms — algo perfeitamente compreensível, se levarmos em conta a relação da Maçã com os bons costumes — e a possibilidade de conversas entre duas ou mais pessoas.

Faz algum sentido? Sim, se você levar em conta que a Game Center poderá integrar uma função de chat entre jogadores. Imagine você poder ver alguém fazendo uma “Poker Face” (iTunes Store) durante uma partida de cartas! #Tenso. 😛 Antes que algum desenvolvedor vá pensando em criar um app do Chatroulette (serviço da moda que depende de Flash), é bom ressaltar que estas são APIs privadas. Com o tempo, quem sabe elas sejam disponibilizadas, como ocorreu com a possibilidade de enviar SMSs de dentro de apps.

Mas, claro, ainda temos a cereja no topo. A Apple já teria em operação um servidor externo aberto para testes hospedando essas salas de bate-papo com videoconferência. Como apenas o iPhone OS 4.0 é capaz de operar com ele e não há conhecimento suficiente acerca da sintaxe, não dá pra fazer muita coisa — há um módulo dele operando em https://17.254.3.138/WebObjects/VCInit.woa/wa/, mas deverá ser retirado do ar em breve, com a divulgação destas informações. Testes estariam em andamento também em três servidores na intranet da Maçã — bem longe de bisbilhoteiros, claro.

Publicidade

One more thing: o 9 to 5 Mac ouviu ainda, de fontes independentes, que setembro trará iPods touch e iPads com câmeras, junto com a adoção do iPhone OS 4.0 em todos os gadgets multi-touch da Maçã. A explicação de a tablet ainda não ter uma câmera se deve, provavelmente, ao fato de a cultura de sigilo na Apple isolar os times que trabalharam no iPad e no iChat móvel.

Enfim, se tudo isso se confirmar, podemos esperar o pessoal da Xbox LIVE suando frio.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Saiba onde seus artistas e bandas preferidos se apresentarão com o Shows para iPhone OS

Próx. Post

Dois wallpapers adicionados à nossa galeria + bônus com o oficial do iPhone OS 4.0

Posts Relacionados