O melhor pedaço da Maçã.

Apps de vídeo para iPad podem estar sendo prejudicados no modelo 3G devido à falta de tecnologia da Apple

Já sabemos que os usuários que adquiriram o iPad com Wi-Fi+3G para acesso a vídeos “em qualquer lugar” não estão relatando muito sucesso nessa tarefa, devido a um problema dentro dos aplicativos para a reprodução através da rede celular — que pode ser encontrado no app da ABC, por exemplo. Uma análise extra sobre o caso foi feita pelo 9 to 5 Mac, sugerindo que esse comportamento adverso não seria exatamente um problema, mas sim uma limitação técnica.

Publicidade

Dada a largura de banda dos vídeos da ABC e aplicativos similares em alta definição, a Apple aparenta ter instituído um limite para esses downloads na rede da sua operadora parceira nos Estados Unidos, a AT&T. Como resultado, os vídeos desses apps não são executados devido ao fato de estarem disponíveis apenas em uma largura de banda maior do que a limitada pela empresa — daí vem o aviso para conexão a uma rede Wi-Fi, conforme ilustrado acima.

A solução (parcial) para isso, implementada pela Apple na sua versão especial do app do YouTube, é o uso da sua tecnologia de streaming via HTTP para distribuir vídeos em aplicativos com versões de baixa largura de banda, que podem se adaptar a níveis de qualidade relativos aos limites das redes 3G — os quais, dependendo do caso, podem ser de ruins a péssimos. Esses limites são estipulados na documentação da empresa para o recurso:

iPhone and iPad apps that send large amounts of audio or video data over cellular networks are required to use HTTP Live Streaming.

You must include a low quality stream of no more than 64 Kbps for your app to resort to when network conditions demand it, along with the higher quality streams you want to deliver to your customers when the network can support it.

O trecho em negrito sugere que a largura de banda máxima a ser usada por aplicativos em todos os tipos de conexões suportadas pelo iPhone OS deve ser de 64Kbps (cerca de 14% a mais do que uma conexão discada), o que certamente não combina com nenhuma série de TV em alta definição. É interessante notar como a causa desses constrangimentos sempre vem de operadoras —  e da vontade da Apple em continuar a depositar confiança demais nelas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple pode já ter vendido mais de 300.000 iPads com Wi-Fi+3G

Próx. Post

Confirmado: Apple já vendeu mais de um milhão de iPads

Posts Relacionados