O melhor pedaço da Maçã.

Sessão de perguntas e respostas com Steve Jobs na conferência D8: All Things Digital

Ao final da entrevista dada por Steve Jobs a Walt Mossberg e Kara Swisher, na abertura da D8: All Things Digital, foi aberto o espaço para perguntas da plateia (podia ter isso em todos os eventos da Apple, né?).

Publicidade

Dentre os assuntos abordados pelos presentes, temos a situação da publicidade que coleta dados, DRM, set-top boxes, filmes e a qualidade das ligações no iPhone.

Confira algumas respostas:

  • Steve Jobs na sessão de perguntas e respostas da D8Sobre a mudança dos termos de serviço para firmas de análise: “Descobrimos uma coisa interessante. Uma companhia chamada Flurry [Analytics] tinha dados de aparelhos nossos — aparelhos novos. Eles conseguiram isso porque desenvolvedores inseriram software nos apps que mandava essas informações para a tal empresa! Subimos pelas paredes, isso contraria nossa política de privacidade e nos deixou irritados! Então dissemos que só vamos permitir análises que não dê informações dos aparelhos — só pelo propósito de publicidade. Você não pode tirar informações dos aparelhos e sair vendendo. […] Não há desculpas para não perguntarem aos usuários se está tudo bem enviar esses dados. Vamos conversar com as empresas quando estivermos mais calmos… mas não será hoje.”
  • Sobre como lidar com o negócio de filmes: “As oportunidades são imensas para criadores de conteúdo. Por exemplo, a forma como vendemos filmes está mudando, agora podemos chegar à audiência de forma muito mais eficaz. Quando fomos às gravadoras e perguntamos quem eram os consumidores deles, disseram que eram a Target, o Best Buy… Eles achavam que as revendas eram os consumidores deles. O que mudou na indústria foi a linha de frente, a distribuição e o marketing puderam ser feitos de forma mais eficiente, indo direto ao consumidor. Queremos que as pessoas vejam o que quiserem, quando quiserem. É isso o que precisa mudar.”
  • Sobre tethering e sincronização sem fio: Steve corta a pergunta, dizendo “Você pergunta sobre compartilhar seu conteúdo… estamos trabalhando nisso.”
  • Sobre qualidade de sinal na AT&T: “As coisas pioram antes de melhorarem… Se você acredita nisso, as coisas logo vão ficar bem melhores!” E se elas não melhorarem? “Aí não vão melhorar.”
  • Sobre acesso ao sistema de arquivos no iPhone OS: “Há muitas coisas em que estamos trabalhando… vamos falar disso depois.”
  • Sobre saída de vídeo barrada por HDCP no iPad: “Não fomos nós que inventamos isso. […] Se quisermos acesso ao conteúdo, temos que jogar por algumas das regras [dos criadores]. Eu sinto sua dor.”
  • Sobre jogos: “Claramente o iPhone e o iPod touch criaram uma nova categoria de jogos, uma subdivisão de jogos casuais. Mas é surpreendente o quanto eles são bons, quase tão bons quanto jogos de consoles em termos de gráficos. Jogos para consoles custam US$30–40 cada, é mais barato no iPhone, então o mercado explodiu.”
  • Sobre set-top boxes e TV: “O problema da inovação na indústria televisiva é o direcionamento do mercado. A indústria tem um modelo de subsídios que dá pra todo mundo um set-top box gratuito. Daí ninguém quer comprar um desses… Pergunte à TiVo, à Roku, a nós… ao Google, daqui a um mês. Então você só pode ADICIONAR um aparelho à TV. Daí você acaba com uma mesa cheia de controles remotos, um bolo de caixas… e é o que temos hoje. A única forma de mudar isso é refazer o set-top box, dar uma nova interface a ele e colocá-lo na frente dos consumidores de um forma que eles queiram. A TV não vai crescer nos nossos olhos se ela não tiver um direcionamento de mercado melhor… se não for assim, estaremos fazendo só mais um TiVo.”

E assim terminou a participação de Steve Jobs na D8. 😉 Semana que vem tem mais, porém na WWDC 2010.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs é entrevistado por Walt Mossberg e Kara Swisher, na conferência D8: All Things Digital

Próx. Post

A entrevista de Steve Jobs na conferência D8: All Things Digital em uma série de vídeos

Posts Relacionados