O melhor pedaço da Maçã.

Apple cria galeria de experimentos em HTML5, CSS e JavaScript e mostra o que é possível com o Safari

Visando destacar as possibilidades de criação de sites e web apps por meio de padrões suportados pelo Safari e outros browsers baseados em sua tecnologia, a Apple colocou no ar uma nova página oficial para hospedar uma galeria de experimentos criados usando HTML5, CSS e JavaScript. Ela é composta de demonstrações bem simples, mas também mostra como esses padrões podem ser usados para criar interfaces de usuário bem avançadas, dispensando o uso de plugins para navegadores.

Publicidade

Aparentemente, todos os experimentos funcionam em Macs e gadgets com iPhone OS e podem ser criados com alta eficiência, segurança e estabilidade, segundo a empresa. No momento, as demonstrações destacam sete áreas de criação de conteúdos para a web, demonstrando o que é possível com áudio/vídeo, gráficos, tipografia, animações, galerias de fotos, 3D e imagens em 360º.

Caso queira conferir tudo isso por conta própria, basta visitar a galeria e começar a explorar os experimentos em um navegador baseado no WebKit. Não precisa ser necessariamente o Safari em qualquer produto da Apple: o Google Chrome e o navegador dos smartphones com o Android também são compatíveis com HTML5, mas a falta de algumas funções específicas em CSS poderá afetar na execução dos exemplos — ou até exigir a instalação do próprio Safari na sua máquina. Além disso, a nova página da empresa também destaca os sites especiais para iPad e a carta de Steve Jobs sobre Flash.

Publicidade

Para os web designers interessados em aprender mais sobre o uso das tecnologias destacadas, a Apple também preparou uma seção especial no seu site de desenvolvedores que hospeda mais demonstrações e oferece guias e códigos-fonte de exemplo. Com uma conta gratuita nesse site, também é possível fazer o download de vídeos da WWDC 2009, nos quais os engenheiros da empresa explicam os principais recursos do Safari em projetos de sites e web apps construídos passo-a-passo.

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Momento Humor: “The iPad Comic”, e a tablet da Apple participa de um show de “ventríloquo” ;-)

Próx. Post

AT&T já diz não a tethering 3G do iPhone para iPad: impossibilidade técnica ou desinteresse comercial?

Posts Relacionados