Já virou uma tradição tão repetitiva que nem tem mais cara de notícia: um produto novo da Apple chega às lojas e as pessoas enfrentam a fúria dos elementos para colocar as mãos nele o mais rápido possível (até John Gruber encarou o sol de verão, depois de pensar se o Android não seria uma alternativa melhor, hehe).
Não podia ser diferente com a maior revisão do smartphone com uma maçã no verso desde sua primeira versão, em 2007: o iPhone 4 atraiu milhares de pessoas para a porta de Apple Retail Stores ao redor do mundo.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_J2ss5K81O0[/youtube]Fila na Fifth Avenue, em Nova York
Em vários locais é notável a formação de duas filas: uma para pessoas que reservaram o aparelho para retirada na loja com antecedência e outra para compradores sem reservas. Infelizmente, não há iPhones 4 suficientes para todos em muitas lojas. Já houve casos de filas com mais de mil pessoas receberem a triste notícia de que nem todos poderiam ser atendidos.
Para serem os primeiros, muitos compradores tiveram que ficar 48 horas esperando e ontem já havia pequenas multidões aguardando. Tem quem acredite que a oportunidade é boa para “fazer amigos para a vida toda”, segundo um dos compradores na fila de Regent Street. Marco Arment, desenvolvedor responsável pelo app Instapaper, teve a sorte de estar numa fila atendida com água e lanches, na Apple Retail da Fifth Avenue.
Em redes como Best Buy e Walmart as coisas não foram nada bem: suas lojas contavam com no máximo cinco aparelhos, os quais foram vendidos prontamente, para a frustração dos compradores.
Aparentemente, nenhum dos problemas já relatados pelos consumidores (como telas manchadas e recepção de sinal duvidosa) pareceu importunar a festa do lançamento de hoje. Talvez a única coisa que impeça a Apple de fazer mais sucesso ainda seja sua capacidade de fabricar iPhones 4 para atender a demanda — algo que já se provou um desafio, no caso do modelo branco.