Um mês após a conclusão definitiva da compra da AdMob pelo Google, a empresa liberou hoje seu tradicional relatório mensal com métricas do mundo mobile, mas afirma que este será o último — ao menos por um tempo. Eu — assim como muitos de vocês, imagino — já temia isso desde o anúncio da aquisição; com as novas políticas aplicadas pela Apple no iOS SDK, a coisa piora mais ainda.
Planejamos continuar compartilhando dados que ajudam a todos na indústria, mas não liberaremos relatórios de métricas nos próximos meses. Aproveitaremos esse tempo para pensar como podemos reinventar o relatório e torná-lo mais útil, poderoso e relevante para o ecossistema mobile.
Para a pesquisa de maio de 2010, a AdMob analisou os principais temas que emergiram no segmento, nos últimos dois anos — incluindo o crescimento mundial em tráfego mobile, a popularização do iOS e do Android, e o surgimento de dispositivos móveis de acesso à internet.
Eis os destaques:
- 92 países geraram mais de 10 milhões de requisições em maio de 2010, contra apenas 27 países em maio de 2008.
- Embora a Nokia ainda lidere na África, Ásia e Europa Oriental, a Apple domina na América do Norte, Oceania e Europa Ocidental.
- Smartphones compreendem agora 46% do tráfego da rede AdMob, contra 22% há dois anos.
- A AdMob contabiliza 44 milhões de gadgets com iOS em sua rede. Desse total, 57% estão fora dos Estados Unidos.
- O Android tem crescido uma média de 29% mês a mês, desde maio de 2009.
- Usuários das plataformas iOS e Android gastam normalmente uma média de 79 minutos por dia em apps.
- Os mesmos usuários de ambas as plataformas baixam aproximadamente 9 apps por mês.
A seguir, confira alguns gráficos superinteressantes, liberados pelo Google.
Fatia de mercado mundial, por dispositivos
Evolução de fatias de mercado por dispositivos, no mundo
Fatia de mercado mundial, por sistemas operacionais
Evolução de fatias de mercado por sistemas operacionais, no mundo
Fatia de mercado de handsets vs. uso de web móvel e apps
Evolução de fatias de mercado por categoria de handsets
Distribuição única de dispositivos com iOS
Separação de dispositivos com iOS por continente
Distribuição de iPads por região
Comparativo de dispositivos únicos com Android vs. iPhone
Número médio de apps baixados por mês
Quantos respondentes afirmaram que compram um ou mais apps por mês
Comprarão o mesmo aparelho de novo (nível de satisfação)
· · ·
O relatório completo, em PDF, pode ser baixado aqui (831KB).