O melhor pedaço da Maçã.

Mozilla libera primeira versão beta do Firefox 4

A Mozilla anunciou hoje a disponibilidade da primeira versão beta do Firefox 4, prevista para ser uma das maiores e mais drásticas atualizações de toda a história do seu navegador web. Com dezenas de novidades e melhorias, o novo navegador em fase de testes inicia um processo de desenvolvimento que será atualizado em ciclos de duas a três semanas, até que todas as plataformas suportadas tenham acesso aos mesmos recursos prometidos pelo novo plano de lançamento da empresa.

Publicidade

Nele consta uma mudança drástica no visual do aplicativo, mas no momento isso foi implementado apenas no Windows e algumas melhorias não serão necessárias no Mac OS X ou em distribuições Linux; apesar disso, uma interface totalmente nova para esses dois sistemas operacionais também está em processo de implementação e aparecerá em breve. Haverá também uma nova interface para a personalização do browser com extensões, que agora podem ser construídas usando tecnologias padrões da internet que não o deixam lento.

Também foram feitos muitos aprimoramentos em segurança e privacidade de informações, para impedir que dados do histórico do usuário possam ser acessados por páginas web e falhas possam ser exploradas por hackers —muitos outros ainda deverão surgir no futuro, especialmente agora que o Firefox se tornou o principal navegador usado na IBM. Para o Mac OS X, a proteção contra travamentos causados por plugins finalmente foi implementada, enquanto a Mozilla continua trabalhando para melhorar a performance do navegador.

Publicidade

O Firefox 4 também terá dezenas de novidades dentro do padrão HTML5 e outras tecnologias, incluindo melhorias na personalização visual de sites, reprodução de vídeos em HTML5 usando o codec WebM, novos recursos para manipulação de dados, ferramentas de desenvolvimento e recursos gráficos aprimorados. Há mais funções a caminho do navegador e elas serão adicionadas com o tempo, mas web designers já podem oferecer sua opinião à Mozilla.

Para baixar o Firefox 4 Beta 1, basta ir à sua página oficial, onde ele está disponível para Mac OS X, Windows e Linux — infelizmente, apenas no idioma inglês. Embora tenham corrido especulações de que a Mozilla abandonaria o suporte ao Mac OS X 10.4 Tiger, esta versão de testes ainda pode ser usada com ele.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Problemas com sensor de proximidade do iPhone 4 também podem estar relacionados com software

Próx. Post

Apple abre fase beta de nova versão do MobileMe Calendar

Posts Relacionados