O melhor pedaço da Maçã.

Relatório da IDC aponta crescimento do mercado de computadores; Apple é a quarta colocada nos EUA

Num relatório liberado hoje sobre o desempenho do mercado de computadores no segundo trimestre de 2010, a IDC apontou um crescimento de 12,6% no número de unidades vendidas nos Estados Unidos — um indicador positivo acerca da saúde da economia. No mundo inteiro o crescimento foi bem maior, de 22,4%.

Publicidade

Nos EUA, as cinco fabricantes com maior participação no mercado foram, na ordem, HP (25,7%), Dell (24%), Acer (11%), Apple (8,8%) e Toshiba (8,5%). Todas apresentaram um crescimento em relação ao número de unidades vendidas durante o mesmo período do ano passado, sendo o da Maçã de 15,4%, com aproximadamente 1,62 bilhão de Macs vendidos no período — o bastante para fazê-la subir uma posição, deixando a Toshiba para trás.

No mercado mundial a Apple ainda não tem participação o bastante para colocá-la entre as seis maiores: HP (18,1%), Dell (13%), Acer (12,6%), Lenovo (10,2%), Toshiba e Asus (ambas com 5,3%). Quase todas apresentaram crescimento superior a 20% (exceto a Dell, com 19,1%, e a HP, com 12,2%; a Asus disparou 83,6%) em relação ao mesmo período do ano passado.

Publicidade

“O mercado de computadores continua robusto e numa fase de recuperação, apesar dos desafios de uma recuperação ampla da economia, tais como o lento crescimento do número de empregos e perspectivas conservadoras na Europa e na região da Ásia/Pacífico”, disse Jay Chou, analista de pesquisas no Worldwide Quarterly PC Tracker da IDC. “Os fatores que levaram à recuperação do mercado — uma base instalada envelhecida, a proliferação de PCs de médio custo centrados em mídia e a pouca penetração de computadores em boa parte do mundo — continuam sendo propulsores-chave desse avanço.”

Publicidade

Bob O’Donnell, vice-presidente para clientes e telas na IDC, acredita que as vendas continuarão crescendo de forma saudável, ainda que gradualmente mais lenta, daqui para o final do ano, como reflexo de um ciclo planejado de substituição de máquinas que deverá se desdobrar ao longo dos próximos anos.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple agenda coletiva com a imprensa para tratar do iPhone 4

Próx. Post

Rumor: iOS 4.0.1 pode ser liberado ainda hoje, com correções de bugs

Posts Relacionados