O melhor pedaço da Maçã.

Apple libera Xcode 4 Preview 2 para desenvolvedores registrados

Quem acompanhou nossa cobertura da Apple Worldwide Developers Conference 2010 já sabe que ela possui uma nova versão do Xcode em testes para seus desenvolvedores, contendo muitas novidades para o seu novo ambiente integrado de criação de aplicativos para Mac OS X e iOS. Inicialmente, uma previsão do novo aplicativo foi distribuída apenas para os participantes da conferência, mas hoje a Apple decidiu expandir o escopo dos testes abertos e liberou o segundo preview do Xcode 4 para “todos”, em seu portal de desenvolvedores.

Publicidade

O Xcode 4 traz dezenas de novidades para seus usuários criarem aplicativos em qualquer plataforma da Apple, mas há grandes recursos em destaque, como sua nova interface gráfica que reúne todas as tarefas fundamentais do processo de desenvolvimento em uma única janela — o que incentivará a compra de um monitor grande para muitos programadores, creio eu. 😛 Ele também integra recursos do atual Interface Builder para construção de interfaces gráficas dentro dos padrões definidos pela Apple, dispensando outros aplicativos para isso.

Para ajudar programadores a escreverem código, uma função chamada Assistant analisa qualquer projeto de aplicativo para oferecer múltiplos arquivos ligados ao seu trabalho em uma segunda coluna no editor de códigos; além disso, ele também permite a estruturação de interfaces lado a lado com o código-fonte, de forma contextual. Graças a novas tecnologias de compilação, o Xcode 4 não apenas agiliza operações no dia-a-dia, mas otimiza o trabalho diário de desenvolvedores ao prevenir e corrigr erros, analisar bugs e muito mais.

Para quem trabalha com repositórios e sistemas de gerenciamento de códigos-fonte (o que é comum em empresas de desenvolvimento com maior porte), o Xcode 4 também oferece editores específicos para controle de versões de arquivos e maior integração com sistemas distribuídos. Além disso, a Apple também incluiu um novo depurador de programas para oferecer maior performance e apoio aos desenvolvedores em testes, em conjunto de novos utilitários que ajudam a solucionar problemas de desempenho em diversas áreas dos seus sistemas operacionais.

Publicidade

Conforme ressaltamos no início, o Xcode 4 está disponível para “todos” no portal de desenvolvedores da Apple, mas esse “todos” refere-se apenas a quem paga uma assinatura no Mac Developer Program ou no iPhone Developer Program. Ao autenticar-se por lá, você, desenvolvedor, verá os links para acesso a detalhes do novo aplicativo na central que costuma acessar com maior frequência, independentemente do fato de ser dedicada ao Mac OS X ou ao iOS.

[via 9 to 5 Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novo aplicativo possibilita envio de fax através de iPhones/iPods touch [atualizado]

Próx. Post

LG Display não está dando conta da demanda por telas para o iPad

Posts Relacionados