O melhor pedaço da Maçã.

Consórcio de operadoras se forma para criar padrão entre app stores e “dominar o mundo”

Em 2008, ao criar a App Store, a Apple aproximou pela primeira vez na história desenvolvedores e um sistema operacional móvel. O estrondoso sucesso foi copiado de inúmeras formas, desde então, mas apenas o Android Market pode se comparar ao que a Maçã criou do nada — ainda assim, com um pouco de boa vontade.

Publicidade

Com as quantidades profanas de dinheiro que a loja de aplicativos da Apple movimentou até hoje, obviamente outras empresas quiseram entrar na brincadeira. Lembra quando falamos da Wholesale Applications Community, em fevereiro?

Hoje ela revelou sua estrutura interna e quadro de diretores, além de traçar suas metas para o futuro e anunciar sua fusão à Joint Innovation Lab. Os planos não incluem uma loja centralizada para smartphones de várias marcas e sistemas operacionais poderem encontrar apps, mas sim desenvolver um padrão que seria seguido pelas operadoras ligadas à WAC em suas lojas independentes.

Em novembro haverá o lançamento de um kit de desenvolvimento de aplicativos. A divisão de lucros entre criadores de apps e operadoras ficará a cargo destas (por que será que eu acho que isso é uma péssima ideia?), mas ainda haverá uma taxinha de nada para ajudar a sustentar a WAC (ideia pior ainda). Como os desenvolvedores escolhem quanto seus apps custam, certamente os preços vão ter que ser altos para compensar a quantidade de mãos avançando no dinheiro ao mesmo tempo.

Esta imagem tá no site da WAC: coincidência?

Em 2011, os primeiros aparelhos adequados aos padrões da WAC deverão chegar às mãos dos consumidores, época na qual o iPhone 5 já deverá estar nas páginas do MacMagazine, na seção de rumores, e a App Store terá números mais estonteantes ainda para se vangloriar — sem falar que o Android já deverá estar na versão 4 ou maior, mais agressivo ainda no mercado.

Publicidade

Ou seja, a iniciativa da WAC tem tudo pra dar certo. 😐

[via mocoNews]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera segunda versão de testes do iOS 4.1

Próx. Post

Apesar de negar oficialmente, Claro inicia venda de chips Micro-SIM

Posts Relacionados