O melhor pedaço da Maçã.

Magic Trackpad faz sentido para donos de notebooks comprarem desktops, mas não representa o fim do mouse

Trazer um componente fundamental da experiência de uso dos notebooks para os desktops aparenta ser uma jogada interessante da Apple, com o Magic Trackpad. Embora não tenha sentido a falta de algo assim na vida até a hora em que acordei hoje cedo, suspeito que muita gente vai gostar de usar seu Mac com um brinquedinho desses. Mas ao lançá-lo, a Apple voltou a ser supervalorizada pela imprensa (vide “Antennagate”) e já é considerada como a criadora de uma nova polêmica: seria o seu novo acessório um vetor para a morte do mouse?

Publicidade

Bom, o mundo pode pensar o que quiser, mas obviamente não é assim que a Apple caminha. Em entrevista para o TechCrunch, um representante da empresa disse que a intenção dela com o acessório é oferecer uma facilidade para donos de notebooks comprarem desktops sem perder o costume com a forma de controle do seu computador que muitos já conhecem e adoram. A maioria dos compradores de Macs vai direto nos notebooks e, hoje em dia, grande parte deles não sente falta de um mouse. Com o Magic Trackpad, esse cenário de uso não é perdido na migração para um desktop como o iMac, ou para o uso conjunto deste com um laptop.

“As pessoas amam o trackpad e suas características. Queremos levar este design para nossos usuários de desktops”, diz a Apple, sem referir-se ao Magic Trackpad como o assassino do mouse. Para ela, um acessório não será posicionado como rival do outro, mas os usuários obviamente determinarão isso com base nas suas decisões individuais. “Queremos oferecer a eles o benefício da escolha e nada mais”, disse o representante da empresa.

Publicidade

De acordo com ele, a experiência de funcionários da Apple com um trackpad associado ao desktop comprova que ele é melhor para determinadas operações, mas não necessariamente para tudo que os usuários farão na prática. E isso é verdade: não há como imaginar um designer capaz de operar o Photoshop perfeitamente apenas com um trackpad, logo após tirá-lo da caixa. Além disso, diversos jogos para computador continuarão a exigir maior precisão de movimentos e posições específicas para interagir com ambientes tridimensionais, algo que, no momento, não pode ser proporcionado por nada além de um mouse.

Não há por que nos preocuparmos com a chegada de um trackpad para desktops: ele não matará o mouse enquanto a maioria das pessoas ainda precisar determinar se ele pode atender melhor às suas necessidades ou não. Isso é tão evidente que a Apple nem permite a configuração de uma máquina nova apenas com o Magic Trackpad — ou seja, quem quiser conhecê-lo nesses casos ainda terá que adquiri-lo com um mouse, ao menos por enquanto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

LED Cinema Display de 27 polegadas também substituirá antigo modelo de 30 polegadas

Próx. Post

Mozilla libera segunda versão beta do Firefox 4

Posts Relacionados