Saiba mais detalhes e veja mais imagens do Magic Trackpad

Desde quando ele era apenas uma imagem de origem duvidosa, eu já o esperava. Agora que ele chegou, nada melhor do que cair de cabeça nos detalhes deste acessório que pode significar o fim dos mouses (ou não).

Em todo caso, o que você vê acima são duas de muitas imagens que o Engadget fez do místico periférico. A embalagem dele é praticamente do tamanho do próprio acessório e, como dá pra notar, a Apple colocou uma espécie de minimanual de uso que dispensa até palavras. Santo minimalismo, Batman! Se bem que o tamanho dele não é nada minimalista: com 80% mais superfície que os maiores trackpads dos MacBooks, este acessório tem também mais que o dobro da área de uma tela de iPhone. Só mesmo um iPad pra rivalizar o tamanho deste colosso.

Agora uma curiosidade: olhando pro Magic Trackpad de perfil, você diria que ele é capaz de “clicar” fisicamente? É bem possível que ele só seja capaz de reconhecer toques como cliques (coisa que nem todo mundo aprecia e nem o Mac OS X usa por padrão), já que não dá pra perceber nenhuma parte móvel, olhando pro gadget dessa forma.

Só que, fazendo juz ao seu nome, o Magic Trackpad clica, sim! E não só isso, como também reconhece cliques em seus cantos inferiores como botão primário e secundário. O segredo está no verso dele: vê os dois pezinhos de borracha que ele tem? Pois eles são, na verdade, botões mecânicos.

Só que para arrastar o cursor, essa solução continua inviável — assim como nos trackpads “sem botão” dos MacBooks mais recentes. Para quem não curte a opção primária de tocar duas vezes (como num duplo-clique) e arrastar antes de levantar o dedo uma segunda vez, a Apple introduziu um novo gesto com três dedos. Basta tocar e arrastar a barra de título de uma janela, por exemplo, sem o risco de ser interpretado como um duplo clique que vai mandá-la pro Dock: muito bom!

Agora uma notícia não tão boa: quem já usa aplicativos de terceiros para turbinar o trackpad de seu MacBook ou as costas de um Magic Mouse (1, 2, 3, 4) vai ter que esperar um pouquinho até que eles possam customizar o novo acessório da Maçã. Não é nada de mais, mas pode ser que você queira atrasar a compra, se algum gesto sem o qual você não vive ainda não possa ser empregado com o Magic Trackpad.

One more thing! Aqui eu falei, falei, falei… Que tal ver um pouco disso tudo em ação? O vídeo abaixo, produzido pelo 9 to 5 Mac, não tem nada de muito especial, mas mata um pouco a vontade de quem quer ter esse acessório mágico.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Txx3CnIiDvQ[/youtube]

Just another thing… Lembra o meu chilique quando saiu a atualização de software para adicionar suporte ao Magic Trackpad? Drama sem necessidade: a lista de MacBooks naquele post mostra apenas quais máquinas vão ganhar gestos novos nos trackpads que elas já possuem! Pra usar o Magic Trackpad só é preciso o Mac OS X 10.6.4 e Bluetooth: depois de emparelhar o acessório e rodar a Atualização de Software (Software Update)… BOOM!

Adivinha agora quem vai correr pra comprar um desses! #epicWIN ;-)

[via Macworld]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.