O melhor pedaço da Maçã.

Conheça mais detalhes do novo programa iAd for Developers

Hoje o Silicon Alley Insider divulgou mais detalhes sobre o iAd for Developers, novo serviço de publicidade que a Apple direcionará a desenvolvedores do iOS. Como já era esperado, os valores cobrados por impressão e por clique não se comparam ao que a Maçã requer das grandes marcas que já anunciam em sua plataforma móvel.

Publicidade

Segundo um desenvolvedor que entrou em contato com o SAI, a Apple cobra 25 centavos de dólar por clique — apenas 1/8 do que, digamos, a CHANEL pagaria. Apesar de a Maçã não trabalhar com valores de custo-por-aquisição, um participante do programa estimou que um bom app barato ou gratuito poderia render uma taxa de conversão de 20%; logo, o custo-por-aquisição médio seria de US$1,25 (um novo cliente a cada cinco cliques).

A mesma métrica em outras redes de publicidade móvel fica por volta de US$1. Isso posiciona o iAd como algo um pouco mais caro (publicidade de luxo?), mas que certamente traz vantagens bem grandes, como a integração total com o iOS e a comodidade do usuário de poder baixar/comprar seu app sem ser “arrancado” do aplicativo que estava originalmente usando.

Além disso, a Apple também publicou um FAQ com informações adicionais, dentre as quais destacamos algumas a seguir:

Publicidade
  • O download de um app via iAd ocorre completamente em plano de fundo: o usuário NUNCA deixa o aplicativo original durante todo o processo;
  • É possível impedir que concorrentes anunciem em seu app, usando filtros com palavras-chave, URLs e Apple IDs de aplicativos;
  • Contudo, você não pode escolher quais anúncios de apps podem ser exibidos dentro do seu aplicativo (ou seja, você só pode trabalhar com restrições negativas, e não positivas);
  • Quem cuida do direcionamento das peças publicitárias é a Apple: você não pode escolher onde seus anúncios vão aparecer.

Para saber oficialmente quanto custa a veiculação de iAds no plano para desenvolvedores ou conhecer mais informações sobre como criar seu iAd, é preciso entrar em contato com a Apple.

Publicidade

Aqui vai uma pergunta para os nossos leitores que também são desenvolvedores (e não são poucos): o que vocês acham deste sistema? Deixe sua opinião nos comentários! 😀

. . .

Logo/ícone do iAdE, já que falamos do iAd, como andam os ganhos entre os desenvolvedores que usam a rede da Apple em seus apps? Não tão bem quanto nos primeiros dias, pode ter certeza. As taxas de exibição continuam bem baixas (em torno de 10% ou menos) e anúncios de apenas duas empresas aparecem, por enquanto. Deixa eu adivinhar: Disney, com o Toy Story 3, e Nissan, com o Leaf?

Contudo, não há motivo para pânico: pelo visto a Apple está deliberadamente indo aos poucos com seu sistema de publicidade e nas próximas semanas e meses veremos mais e mais marcas e produtos aparecendo em iAds. Quem sabe uma expansão internacional da rede seja anunciada até final do ano ou no início do próximo.

Pode ser que desenvolvedores ainda não consigam viver de iAds, mas ainda é muito cedo para dizer qualquer coisa: 2011 promete, nesse aspecto.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Versão 5.0 do Macintosh Explorer integra-se ainda mais ao Mac OS X

Próx. Post

Patente da Apple revela pretensão de renderizar o mundo em três dimensões

Posts Relacionados