O melhor pedaço da Maçã.

Chama o jurídico! FutureTap fala sobre uso de design do Where To? em patente da Apple

Where To? e desenho de patente da Apple

Não faz muito tempo, mencionamos uma patente da Apple que cobria uma série de funções triviais para apps. Nosso colega Filipe Alvarenga foi o primeiro a comentar no post:

Publicidade

Nossa! A terceira imagem não é nem um conceito de aplicativo. É puramente o app completo Where To?, da [FutureTap]… A Apple vai arrumar briga mais uma vez com desenvolvedores. :-/

Where To? e desenho de patente da Apple

Pois é, a FutureTap também notou a leve semelhança entre uma das ilustrações da patente e seu app, mas resolveu ficar quieta e esperar uma resposta oficial da Apple. Entretanto, certas pessoas trouxeram o fato à tona, apontando um post do Venomous Porridge, e o caso caiu “em boca de Matilde”.

Com isso, a FutureTap teve que responder, o que fez prontamente em seu blog, de onde tiramos o trecho a seguir:

Publicidade

Estamos diante de uma situação na qual tememos que nossa principal parceira de negócios está tentando “roubar” nossa ideia e design. Como lidar com isso? Como muitos de vocês sabem, sempre fomos mais que gratos pela plataforma que a Apple criou. E, na verdade, ainda somos. Entretanto, não podemos ignorar se o valor de reconhecimento nº1 de nosso (atualmente) único app estiver potencialmente sob fogo.

As opiniões acerca do caso ainda estão se formando: está na cara que algo deu errado nessa patente, mas Marco Arment (criador do Instapaper), por exemplo, acredita que a ilustração tenha sido meramente exemplificativa e não teria nada a ver com o registro em si, sendo inócua para a FutureTap; Brian Ford (designer), imagina que os outros desenhos apresentados no documento são díspares demais entre si para indicar que a Apple estaria tentando “roubar” o Where To? (e o TechCrunch mostrou que outros apps foram “chupados” na mesma patente); o próprio Dan Wineman, do Venomous, aventou a possibilidade de este ser um caso de erro humano.

Eu apostaria nesta última teoria, e digo mais: o responsável por essa falha crassa deve receber um belo puxão de orelha e retratar-se publicamente. Não me surpreenderia nada se este fosse o mesmo indivíduo que há um tempo pôs um iPhone jailbroken numa patente… 😛

Hora de usar seu direito de defesa e dizer o que está se passando, Apple.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Seu iPhone 4 caiu na água? NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Próx. Post

NTT DoCoMo oferecerá iPhones 4 desbloqueados não-oficialmente para consumidores japoneses

Posts Relacionados