Depois da chegada da plataforma de jogos Steam ao Mac OS X, o futuro dos jogos no sistema operacional da Apple mudou radicalmente — basta ter meio cérebro pra deduzir isso. Em uma entrevista à GamesIndustry.biz, Jason Holtman, diretor de desenvolvimento de negócios na Valve, explicou por que não veremos muitas novidades ainda neste ano.
“Desenvolvedores que nem pensavam sobre o Mac um ano atrás estão chegando pra gente e dizendo ‘Uau! Como eu posso fazer uma versão do meu jogo para Mac?'”, disse Holtman. Só que não estamos falando de adaptações, e sim de criações inteiramente pensadas para os computadores da Apple, algo que demanda tempo e investimento. Para não prejudicar o cronograma de 2010, muitas empresas estão deixando para fazer lançamentos simultâneos no ano que vem.
A Valve, é claro, vê o potencial de mercado nisso e já está preparando terreno para acelerar a chegada de mais jogos — ela inclusive chegou a ceder parte de suas bibliotecas gráficas para parceiros de Steam.
Resta a questão da performance gráfica dos Macs, que não apenas contam com hardware multipropósito (em vez de especificamente direcionado a games, como alguns modelos de PC) como também usam OpenGL, um padrão cujas últimas versões a Apple ainda vai ter que adotar e otimizar drivers para suas placas gráficas atingirem todo seu potencial.
[via Ars Technica]