O melhor pedaço da Maçã.

Ao contrário do iPhone, desde o início o iPad tem feito sucesso entre empresas

iPad e negócios

Ontem falamos o quanto Macs têm ganhado espaço em governos e corporações, e hoje o Wall Street Journal traz uma notícia sobre o sucesso da tablet da Apple em ambientes de trabalho. Será este o início de uma fase em que a Maçã vai “pensar diferente” em relação ao mercado empresarial?

Publicidade

iPad e negócios

Tudo indica que sim. Uma das razões apontadas para o sucesso do iPad em locais de trabalho foi a lenta — porém constante — adoção pela Apple de características requisitadas por clientes corporativos. Coisas que o iPhone não tinha em seu lançamento, mas que foram aos poucos adicionadas ao iOS: compatibilidade com Exchange, capacidade de instalar apps ou apagar informações remotamente e proteger dados com criptografia.

Além disso, o iPad conta com preço, autonomia e formato mais atraentes que muitos laptops tradicionalmente adquiridos por empresas; com a tablet, um vendedor de carros pode atender um cliente de pé, ao lado do veículo, algo que seria muito desajeitado de fazer com um computador. E a variedade de títulos disponíveis na App Store ajuda a abarcar uma série de ramos: desde firmas de advocacia, passando por financeiras e até planos de saúde têm usado com sucesso o gadget, em fases iniciais para testar o terreno.

Publicidade

Por falar em apps, uma medida de sucesso é a quantidade de downloads do app gratuito Citrix Receiver (8,4MB; requer o iOS 3.2 ou superior), que já foi baixado mais de 145 mil vezes. Pode parecer pouco, cerca de 4,4% do total de iPads vendidos, mas devemos levar em consideração que tal app só tem alguma utilidade se o usuário já tiver como acessar uma infraestrutura XenApp ou XenDesktop — ou seja, pelo menos 4,4% dos iPads estão sendo usados para trabalho sério, além de apenas “consumir conteúdo”.

Mas essa é apenas a pontinha do iceberg: assim como o Citrix Receiver, outros 500 aplicativos na iPad App Store são focados no ambiente de trabalho. Aí vem a LG dizendo, do nada, que a empresa dele vai fazer uma tablet ainda mais produtiva que a da Apple: é bom de guardar uma declaração dessas com carinho, pra cobrar satisfação daqui a um ano. 😛

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Caso Paul Devine: agentes federais encontram mais de US$150 mil escondidos em caixas de sapatos

Próx. Post

Gol Mobile mergulha no segmento de ebooks para iPads, iPhones e iPods touch

Posts Relacionados