O melhor pedaço da Maçã.

IDC e Piper Jaffray fazem previsões sobre market share do iOS e seus concorrentes

Market share de smartphones em 2012; Piper Jaffray

Ver duas firmas de análise concordarem em algo é coisa rara, e este caso não foi diferente. Resumo da história: Piper Jaffray prevê duas potências em ascensão enquanto a Nokia perde terreno; IDC aponta que o sucesso do iOS no mercado de smartphones é passageiro e será eclipsado pelo triunfo do Android. Para contar a história toda, vamos ter que tratar de cada firma de análise separadamente.

Publicidade

Piper Jaffray

Market share de smartphones em 2012; Piper Jaffray

O gráfico acima, publicado pelo AllThingsD, mostra passado e futuro dos sistemas operacionais de smartphones segundo o baralho as estimativas da Piper. A firma de análise prevê que daqui a cinco anos o Android terá dominado metade do mercado, enquanto o iOS contará com algo em torno de 20–30%. Para tanto, nomes tradicionais como Nokia e Research In Motion (melhor sentar) vão acabar tendo que recorrer a (prepare-se!) adotar o sistema operacional do Google e abrir mão de seus próprios softwares. Isso explica como o Android conseguiria abocanhar metade do mercado em tão pouco tempo.

Publicidade

“Acreditamos que tanto RIM quanto Nokia sairão perdendo no espaço dos smartphones porque elas não têm competência centrada em software”, a firma explica. “Com o tempo, não vemos os benefícios de RIM e Nokia continuarem a promover software proprietário que não pode competir com o mercado, e eventualmente esperamos que uma ou ambas acabem por adotar software de terceiros.” Pra dizer o mínimo, essa previsão deixou o clima #tenso.

IDC

Market share de smartphones em 2014; IDC

Este gráfico que montamos com base em dados do IDC divulgados pelo Electronista mostra a situação dos sistemas móveis hoje e como ela estará em 2014. Para a IDC, o iOS vai perder seu embalo e será ofuscado pelo crescimento acelerado do Android, terminando por ficar abaixo dos 11% de penetração no mercado.

Publicidade

O sistema do Google, com quase 25% de share, tomará o segundo lugar do BlackBerry OS, ficando atrás somente do Symbian OS, da Nokia — a qual verá sua dominância no mercado murchar quase 20% ao longo dos próximos anos. O Windows Mobile (ou Windows Phone 7) tem boas perspectivas de crescimento pela frente, podendo chegar a quase 10%, segundo os búzios a previsão da IDC.

Segundo a firma de análises, o mercado de smartphones ainda pode ter até cinco grandes plataformas em 2014, pois os consumidores compram novos aparelhos mais frequentemente e tendem a trocar de plataforma mais facilmen… OI? Trocar de plataforma mais facilmente? Uma pessoa em sã consciência, depois de gastar sei-lá-quanto com apps na loja que for (todas as plataformas já têm a sua, e nenhuma se comunica com as outras), vai queimar todo o dinheiro e ter que comprar tudo de novo, só pra trocar de plataforma?

Bem, estes são os números: você acredita… se quiser.

Publicidade

. . .

Eu não tenho contatos no mercado nem trabalho em uma firma especialista em análises, mas vou arriscar uma previsão: celulares comuns já eram, vão ser substituídos por Androids subsidiados pelas operadoras e/ou defasados (vendidos com desconto por não suportarem a última versão, se é que algum comprador vai se ligar nisso). O market share do robozinho verde vai subir assustadoramente (algo como os 50% da PJ), para horror de Microsoft e Nokia, que não vão saber o que fazer e vão continuar patinando e perdendo espaço lentamente, agonizando.

Enquanto isso, o segmento onde o dinheiro está vai continuar nas mãos da Apple (com uns 10% de share, mas 60% dos lucros) e, talvez, da RIM, se esta conseguir se manter sedutora para o mercado corporativo.

Só uma coisa é certa: o mercado de smartphones vai crescer tanto em números absolutos que os 50% de hoje vão virar 5% (ou menos) e falar em segmentos de celulares comuns deixará de fazer sentido.

And that, as they say, is that.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera atualizações para Safari e iWeb

Próx. Post

Apple atualiza MobileMe iDisk e Find My iPhone para iPads, iPhones e iPods touch

Posts Relacionados