Por enquanto esse tem sido um dos grandes entraves no mercado de publicações para iPad: a possibilidade de oferecer assinaturas aos clientes. Ou melhor, a possibilidade de conseguir informações demográficas ao vender assinaturas para clientes, e sem ter que repartir os lucros com a Apple.
Enfim, estou divagando. O que ocorre é que o San Jose Mercury News publicou um rumor de que a Apple estaria se preparando para lançar a venda de assinaturas na iPad App Store. Esse sistema, dizem, provavelmente vai requerer uma repartição de receitas com as assinaturas (30/70) e com anúncios (40/60), assim como já ocorre com In-App Purchases e iAds. O grande diferencial é que haveria uma opção para os usuários do iPad autorizarem a Apple a ceder informações para as editoras, de forma a reproduzir o funcionamento tradicional das assinaturas.
Esse sistema poderá beneficiar jornais metropolitanos, de forma a ajudá-los a combater o declínio que a indústria vem sofrendo. A transição, porém, terá seus riscos, afinal de contas as edições digitais podem asfixiar as de papel, algo que povoa os pesadelos dos dinossauros à frente desse tipo de negócio há eras. O lado bom é que esse risco é a curto prazo, dado que a versatilidade do iPad como plataforma de anúncios pode muito bem compensar qualquer perda de controle que as publicações sofram.
[via MacDailyNews]