O melhor pedaço da Maçã.

O dia 16 de setembro tem um significado muito importante para a Apple: você sabe qual é?

Steve Jobs e John Sculley na Apple

No começo da semana falamos do aniversário de dez anos da primeira versão “selvagem” do Mac OS X, mas parece que o mês de setembro não tem apenas esta data de especial para a Maçã. Hoje, 16/9, é o aniversário de dois eventos determinantes na história da Apple. Um deles, que quase a levou à falência, foi a demissão de Steven Paul Jobs em 1985.

Publicidade

Steve Jobs e John Sculley na Apple

Apenas sete anos após fundar a companhia, Jobs entrou numa disputa com o então CEO John Sculley e perdeu epicamente, sendo demitido num cenário duplamente irônico, pois além de tudo, Sculley fora conquistado pela célebre frase “Você quer vender água açucarada ou mudar o mundo?”, dita por El Joboso. O que se seguiu foi o período mais sombrio da história da Apple (Newton à parte), quando a companhia licenciou o System 7 e padeceu perante a concorrência dos clones.

Enquanto isso, Jobs fundou a NeXT com o intuito de ajudar a pôr mais uma pedra no túmulo da Apple, vendendo computadores muito melhores do que qualquer coisa que a Maçã pudesse oferecer. Não conseguiu — mas o sistema operacional criado por sua nova empresa, o NeXTStep, foi motivo pela aquisição que deu origem ao Mac OS X. No processo, Jobs se tornou um conselheiro para o CEO Gil Amelio.

Publicidade

Até que, em 16 de setembro de 1997, exatamente uma dúzia de anos depois de sua humilhante demissão, Jobs voltou à Apple como iCEO. O resto (assim como o i) é história — e uma que continua sendo escrita.

[via Wired]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ações da Apple sobem 2,35% nesta quinta-feira e atingem nova alta histórica

Próx. Post

ABC lança app que fica em sintonia com o programa que você está vendo na TV

Posts Relacionados