O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: recortar, copiar e colar no iOS, iPad com dois docks chega à Europa

Patente do recortar, copiar e colar no iOS

A Apple demorou horrores para implementar no iOS a capacidade de recortar, copiar e colar trechos de texto e imagens, tendo sido duramente criticada ao longo dos dois anos que levou para trazer o recurso a seus gadgets multi-touch. Tanto tempo pode ser justificado pela praticidade da função que foi criada, e nove patentes publicadas recentemente mostram detalhes de como o recurso foi concebido.

Publicidade

Patente do recortar, copiar e colar no iOS

Todos os documentos têm o mesmo título (“Methods and Graphical User Interfaces for Editing on a Multifunction Device with a Touch Screen Display”) e descrevem, com diferenças mínimas entre si, formas de implementar recursos de edição em gadgets multi-touch (ou computadores completos), com destaque para a exibição de ferramentas de recortar, copiar e colar após um toque.

Publicidade

Vale notar que nos desenhos das patentes o comando desfazer ainda é apresentado como um botão discreto — muito provavelmente porque a concepção do “shake to undo” ainda não ocorrera, ou simplesmente como uma função adicionada só por via das dúvidas.

Além destas nove patentes, uma décima, referente ao sistema de previsão de texto do teclado virtual do iOS também foi publicada recentemente. Com a tecnologia descrita nela, os dicionários de palavras de um gadget podem ser reduzidos substancialmente, de forma a promover o uso eficiente do espaço de armazenamento.

. . .

Publicidade

E veja quem resolveu aparecer no Escritório Europeu de Registros de Marcas e Designs: o iPad com dois docks!

Patente europeia de iPad com dois docks

Como é possível ver pelo desenho acima, enviado ao órgão europeu, um novo iPad poderá ser fixado a docks e acessórios como teclados também na horizontal, e não apenas na vertical, como ocorre hoje. Isso certamente corrobora o slogan “Não existe jeito errado de segurá-lo”, mas duas conexões com função redundante não são algo que eu chamaria de Apple-like.

Publicidade

Além disso, deu pra notar o leve esboço de câmera para FaceTime, no desenho? Bem, se é pra mudar o hardware de um gadget, por que não mudar logo várias coisas de uma vez?

[via Patently Apple: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Joy of Tech: “Os carros de companhias de tecnologia”

Próx. Post

iPad, indo aonde (quase) nenhum gadget jamais foi antes: às Ilhas Pitcairn

Posts Relacionados