Descoberta falha de segurança no iOS 4.1 que possibilita ligações mesmo com o iPhone travado [atualizado]

O procedimento é tão inusitado que levou meses para uma falha de segurança grave ser descoberta no iOS 4.1, mas ela foi detalhada na sexta-feira por um usuário dos fóruns do MacRumors: é possível acessar a lista de contatos de qualquer pessoa e realizar ligações no iPhone mesmo com o aparelho bloqueado.

O vídeo abaixo faz uma demonstração do bug:

[vimeo]http://www.vimeo.com/16179929[/vimeo]

Para reproduzi-lo, basta tocar no botão “Ligação de Emergência” (Emergency Call), na tela de digitação de senha do iPhone, digitar um número inexistente qualquer (padronizou-se ###, para testes do bug) e, logo depois de soltar o botão verde de ligação, pressionar o botão Sleep/Wake no topo do aparelho.

Felizmente, da tela de contatos a pessoa não pode passar, mas só o acesso a ela e a possibilidade de fazer ligações [FaceTime não funciona no iPhone 4, confirmamos] já é algo que deve acionar todos os alarmes possíveis em Cupertino.

Resta saber se teremos que aguardar até a liberação do iOS 4.2 para obtermos uma correção disso ou se a Apple tomará alguma providência antes.

[dica do Fabio Mucke]

Atualização (às 16h50)

Leitores já dizem que o bug afeta também versões anteriores do sistema, como a 4.0.2.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: