Como andam as resoluções das telas dos Macs (ou “Por que eu não compraria o Air de 11 polegadas”)


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
28/10/2010 às 12:15

Uma coisa que muitas pessoas devem pensar, mas poucas externalizam, é o quanto resoluções de telas de computadores podem ser confusas. O Dr. Drang pôs em evidência o caos em que andam os displays de Macs, sejam eles portáteis ou desktops, e graças a ele eu posso agora explicar matematicamente por que eu não compraria o MacBook Air de 11 polegadas (apesar de ele ser muito, muito tentador).

Tabela de resoluções de Macs - Dr. Drang

Olhe pra tabela acima e veja a encrenca: sete densidades de pixels diferentes, indo de 102 a 135 pixels por polegada. E o que o Mac OS X faz pra lidar com isso? Nada! Daí surge o problema de verdade: você nunca sabe qual o tamanho real de uma fonte exibida na tela, e, quanto maior a densidade, menores os objetos da interface ficam. Daí eu corro pra longe do MacBook Air de 11 polegadas, pois a tela dele é boa demais pros meus olhos míopes.

A Apple se preocupou bastante com a exibição de elementos da interface na transição para as telas Retina de iPhones e iPods touch, de forma que texto e imagens ficassem do mesmo tamanho que eram na resolução “velha”. Só que, no Mac, as coisas estão um pouco bagunçadas: a interface de um iMac 21,5″ parece ~30% maior que a de um MacBook Air 11,6″, e isso é muita diferença na hora de ler um documento ou site.

Será que só nos resta usar o zoom ou as opções de acessibilidade do Mac OS X?

[via Daring Fireball]

Posts relacionados
Comentários

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: