O melhor pedaço da Maçã.

Como andam as resoluções das telas dos Macs (ou “Por que eu não compraria o Air de 11 polegadas”)

Uma coisa que muitas pessoas devem pensar, mas poucas externalizam, é o quanto resoluções de telas de computadores podem ser confusas. O Dr. Drang pôs em evidência o caos em que andam os displays de Macs, sejam eles portáteis ou desktops, e graças a ele eu posso agora explicar matematicamente por que eu não compraria o MacBook Air de 11 polegadas (apesar de ele ser muito, muito tentador).

Publicidade

Tabela de resoluções de Macs - Dr. Drang

Olhe pra tabela acima e veja a encrenca: sete densidades de pixels diferentes, indo de 102 a 135 pixels por polegada. E o que o Mac OS X faz pra lidar com isso? Nada! Daí surge o problema de verdade: você nunca sabe qual o tamanho real de uma fonte exibida na tela, e, quanto maior a densidade, menores os objetos da interface ficam. Daí eu corro pra longe do MacBook Air de 11 polegadas, pois a tela dele é boa demais pros meus olhos míopes.

A Apple se preocupou bastante com a exibição de elementos da interface na transição para as telas Retina de iPhones e iPods touch, de forma que texto e imagens ficassem do mesmo tamanho que eram na resolução “velha”. Só que, no Mac, as coisas estão um pouco bagunçadas: a interface de um iMac 21,5″ parece ~30% maior que a de um MacBook Air 11,6″, e isso é muita diferença na hora de ler um documento ou site.

Será que só nos resta usar o zoom ou as opções de acessibilidade do Mac OS X?

[via Daring Fireball]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple publica formulário 10K destinado à SEC; informações suculentas abundam

Próx. Post

Agora, foi-se: Apple remove iPhone 4 branco de todas as suas Online Stores

Posts Relacionados