Falta de concorrência: iPad teve participação superior a 95% no mercado de tablets


Hoje é o dia das pesquisas, hein? 😛 Esta é da Strategy Analytics e, como conta a Computerworld, ratifica as alegações da Apple de ter “inventado o mercado de tablets”. Ora, se ele existia antes do iPad, onde estão os concorrentes?

iPad com coroa de rei“As guerras das tablets estão em voga”, disse Neil Mawston, direto da Strategy Analystics. “A Apple conseguiu rapidamente valer-se de sua marca famosa, uma presença extensa no varejo e seu design amigável ao usuário para fazer do segmento de tablets um negócio global multibilionário.”

O fato é que 95,5% das vendas nesta categoria durante o trimestre passado foram exclusivamente da tablet da Apple, enquanto o restante do mercado ficou dividido igualmente entre produtos com Android e “outros” (quais são esses, mesmo?). Dos 4,4 milhões de unidades vendidas neste período (26% a mais que no trimestre anterior), 4,2 milhões foram iPads.

Enquanto isso, todo o resto da concorrência (Android, Microsoft, MeeGo, webOS, BlackBerry e outras) tem *muito* tempo perdido pra recuperar. Por causa da economia de escala que a Apple estabeleceu com seus fornecedores de componentes, porém, vai ser complicado alguém conseguir oferecer um produto de qualidade por um preço competitivo — e, pra somar insulto à injúria, ainda falta o Android ser adaptado para essa categoria de gadgets (por enquanto, só rola gambiarra dos fabricantes de hardware).

Alguém me acorde quando o mercado de tablets deixar de ser exclusivo da Apple.

Posts recomendados
Comentários

O Modo Escuro foi ativado ou desativado.
Atualize esta página para ver os comentários.


Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: