O melhor pedaço da Maçã.

Sabe quem está vencendo a guerra PC vs. Mac? Os smartphones!

Presença da Apple na internet - Ed Bott

Uma pesquisa feita por Ed Bott e publicada na ZDNet no final de outubro quase passou por baixo do nosso radar: consultando números da Net Applications nos últimos três anos, Bott procurou a resposta para a eterna indagação “Estaria a Apple ganhando terreno da Microsoft na épica guerra de PCs Vs. Macs?” Bem, a resposta é “sim”. E “não”.

Publicidade

Presença da Apple na internet - Ed Bott

O que acontece é o seguinte: essencialmente, todos os sistemas operacionais desktop tiveram sua presença relativa na internet diminuída ao longo desse período. O Windows caiu de 95,4% para 91,1%; o Mac OS X, de 5,26% para 5%. Quem vê esses números de relance pode pensar que a Apple ficou na vantagem, mas proporcionalmente a queda dela foi até maior! Só que, como o gráfico acima mostra, o iOS mais que compensou essa perda, fazendo a presença da Apple na internet crescer substancialmente.

Portanto, a resposta para a pergunta do começo do post é “sim”, pois a Maçã controla uma parte considerável do segmento de computação que mais cresce atualmente, o de smartphones e tablets. Só que ela também pode ser “não”, já que no segmento de computação tradicional todo mundo está perdendo market share para os aparelhos móveis — e, se pararmos pra observar os dados com calma, vai dar pra perceber que o Windows não vai descer do topo do pódio tão cedo.

Os “carros” estão, aos poucos, substituindo os “caminhões” nas estradas da internet.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Leitores do MacMagazine têm agora 10% de desconto no pacote de softwares MacBasket!

Próx. Post

Quadrimind oferece mais uma opção de jogo de Paciência para iPhones/iPods touch

Posts Relacionados