O melhor pedaço da Maçã.

Apple se alia ao OpenJDK para tornar o desenvolvimento do Java no Mac OS X open source

Logo da Apple

Para quem estava preocupado com o fato de a Apple ter desistido de suportar internamente o Java, um comunicado oficial liberado hoje deve trazer um pouco de tranquilidade: a Maçã anunciou adesão ao projeto OpenJDK para manter o desenvolvimento da plataforma Java SE 7 em seu sistema operacional para desktops como código aberto (open source).

Publicidade
Logo da AppleLogo do OpenJDK

“Estamos animados em receber a Apple como significante contribuinte na crescente comunidade OpenJDK”, disse Hasan Rizvi, vice-presidente sênior de desenvolvimento na Oracle. “A disponibilidade do Java no Mac OS X desempenha um papel fundamental na promessa de compatibilidade entre plataformas do Java. A comunidade de desenvolvedores pode ficar tranquila de que um ambiente Java moderna vai continuar disponível no Mac OS X no futuro. Combinado com o anúncio de que a IBM se juntará ao OpenJDK, o projeto agora tem o apoio de três dos maiores nomes em software.”

“Estamos encantados por trabalhar com a Oracle para assegurar que continuará havendo uma versão ótima do Java no Mac”, disse Bertrand Serlet, vice-presidente sênior de engenharia de software na Apple. Foi assegurado ainda que o Java SE 6 continuará disponível para Snow Leopard e Lion, mas que futuras versões do Java SE 7 deverão ser obtidas diretamente com a Oracle.

Com isto, duas tecnologias de terceiros (Java e Flash) passam a deixar de ser responsabilidade da Apple, não sendo mais incluídas nativamente no Mac OS X, nem sendo atualizadas diretamente pela Maçã.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Entre IDC e Gartner, 77 milhões de celulares se perderam no (ou surgiram do) vácuo

Próx. Post

Gorillaz + iPad = álbum novo

Posts Relacionados