Por enquanto, o mercado de tablets é constituído pelo iPad e por promessas, algumas das quais são da Acer. Falando sobre o futuro (mas abusando do tempo presente por algum motivo misterioso), Gianfranco Lanci, CEO da companhia, traçou durante uma sessão de perguntas e respostas com a imprensa seus planos de dominação do mundo mercado em até três anos.
“Apesar de o iPad ter tido uma performance de sucesso em vendas e uma boa resposta do mercado, a Apple se foca no mercado dos EUA com um significante status de líder, mas sua força competitiva pode não se desenvolver em outros mercados ou nos emergentes, e esta é a oportunidade para a Acer”, disse Lanci. Ele complementou dizendo que as vendas da tablet da Apple, apesar de intensas inicialmente, teriam desacelerado. Não é o que o NPD Group acha, então evidências viriam a calhar.
Ao falar sobre a concorrência com fabricantes de celulares (que podem ter certa vantagem no segmento de tablets), o executivo disse algo engraçado: “A Acer é a única fabricante de PCs tablet que oferece vários tamanhos e soluções.” Eu não sei se entendi bem, mas “oferece” pressupõe a existência de produtos, tipo, hoje. Onde estão essas tablets tão competitivas, mesmo? Eu sei de alguns produtos quentes chegando em abril de 2011, mas aí já não é mais “oferece”, e sim “pretende oferecer”.
Ok, última pérola: “Esperamos que nossos PCs tablet possam alcançar uma participação no mercado global de 10–20% inicialmente e se tornar líderes de mercado em 2–3 anos.” Por que isso é uma pérola? Porque não faz muito tempo que o presidente da empresa, JT Wang, disse que essa coisa de tablets era moda passageira e que os netbooks é que iam prevalecer. Tão passageira que a Acer pretende mergulhar nela com produtos de todos os tamanhos (de 5, 7 e 10 polegadas, para a alegria dos desenvovledores de apps) e sabores (Android e Windows).
Acho que o alto escalão da Acer está precisando de férias.
[via Electronista]