Através de um comunicado à imprensa, a Apple Brasil anunciou hoje que o iPad estará à venda no Brasil a partir do dia 3 de dezembro, ou seja, nesta sexta-feira. Oito meses depois do seu lançamento nos Estados Unidos, finalmente será possível obtê-lo sem a necessidade de importá-lo diretamente ou usando algum vendedor como intermediário.
Em uma página hospedada pela Apple Brasil no portal do iPad, aparecem todos os estabelecimentos que terão os seis modelos dele à venda. A lista inclui lojas da Saraiva, Fast Shop, Ponto Frio, Fnacs com Apple shops e Premium Resellers da empresa em vários pontos do Brasil, além de revendedores exclusivos na internet, como a própria Apple Online Store, Extra, Americanas.com e Submarino.
Na edição restrita a Wi-Fi, o iPad custará R$1.650 em seu modelo de 16GB, R$1.900 no modelo de 32GB e R$2.200 no seu modelo de 64GB. A edição com suporte a 3G custará R$2.050 com 16GB, R$2.300 com 32GB e R$2.600 com 64GB de capacidade — no entanto, ainda não sabemos quais planos de pacotes de dados serão praticados pelas operadoras. Em algumas lojas, a tablet poderá ser parcelada em até 12 vezes sem juros no cartão de crédito.
O anúncio põe fim a uma onda de especulações sobre a data de lançamento e os preços do iPad no Brasil que durou semanas, além de ser estratégico para a Apple ganhar espaço nas vendas de final de ano. Entretanto, o aparelho chega ao país em um momento que representa, ao mesmo tempo, satisfação e incerteza: embora não tenhamos mais que recorrer à importação para comprá-lo, sua chegada ao país coincide com o aparecimento de especulações sobre a sua próxima geração.