O melhor pedaço da Maçã.

Luz, câmera, PATENTES! Apple registra dez inventos relacionados com fotografia

Patentes relacionadas a câmeras

Nesta semana a Apple publicou nada menos que dez inventos relacionados a câmeras, particularmente às presentes em seus gadgets com iOS (iPhones e iPods touch, mas em breve iPads também deverão entrar no bolo). Dessas patentes, três são especialmente interessantes, pois mostram formas de melhorar automagicamente a qualidade das suas fotos — bem à la HDR, recurso presente em iPhones 4.

Publicidade

Patentes relacionadas a câmeras

Um dos inventos oferece uma solução para o fato de, ao pressionarmos um botão ou tocarmos a tela de um gadget para ordenar a captura de uma imagem, a força aplicada gerar um movimento que pode resultar numa imagem borrada — sem falar que ainda ocorre um lag entre o comando e a fotografia. O que a Maçã propõe é que o gadget armazene um buffer de inúmeras imagens com informações vindas do acelerômetro, para determinar quais delas teriam sido menos prejudicadas. Esse recurso já estaria entre nós desde o lançamento do iPhone 3GS.

Outro invento descreve uma forma de evitar que técnicas de aprimoramento cromático causem distorções em tons de pele. A patente descreve uma forma de criar uma máscara de bordas desfocadas sem prejudicar a performance dos aparelhos, resultando em fotografias de maior valor estético.

Patente de redução radial de ruído

Um terceiro registro descreve formas de evitar que o fenômeno de vignetting resulte no surgimento de áreas com mais ruído numa imagem. É proposta a determinação de anéis concêntricos aos quais seriam aplicadas diferentes quantidades de redução de ruído.

Os demais documentos trazem pequenas variações destes inventos e descrições de métodos de processamento de vídeo, determinação automática de exposição com o uso de detectores de orientação e sistemas de aquisição/codificação de imagens.

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogos compatíveis com o Game Center já beiram os 2.000

Próx. Post

Cansou de usar RT no Tweetie? ReTweetie!

Posts Relacionados