Em sua última pesquisa de mercado, a DisplaySearch — que faz parte do NPD — voltou a considerar o iPad como um dos computadores portáteis da Apple e deu à empresa a melhor colocação na venda de notebooks durante o quarto trimestre do ano passado. Segundo o estudo, a Maçã vendeu 10,2 milhões de portáteis (somando o volume total de MacBooks e tablets) e possui 17,2% do mercado, enquanto a HP (a primeira colocada apenas em venda de computadores) teria vendido 9,3 milhões e ficado com 15,6% de market share.
Ainda é difícil concordar com a ideia de que tablets devem ser contabilizadas como PCs comuns, mas a Apple não é a única a posicionar seu produto no novo segmento como mais um computador — afinal de contas, a própria HP terá isso a seu favor em breve. Mesmo sem considerar o iPad, porém, o Mac ainda cresce muito mais do que a média da indústria de computadores, se for visto como um negócio independente.
Quem também merece destaque na pesquisa da DisplaySearch é a Toshiba, que foi a única além da Apple a registrar crescimento anual de vendas atuando só como fabricante de notebooks. A empresa vendeu 5,1 milhões de unidades dos seus produtos no segmento e ficou em quinto lugar na pesquisa, com 8,6% do mercado de portáteis.
[via MacDailyNews]