O melhor pedaço da Maçã.

Curiosidade: é possível distribuir versões beta de apps sem passar nem mesmo pelo iTunes

Pôster do iPhone OS 4.0

“Distribuição de apps ad hoc” é quase como o sonho mais dourado de todo mundo que se chateou com a decisão da Apple de limitar os aplicativos de terceiros no iOS àqueles disponíveis (e devidamente inspecionados) na App Store. Esse método de distribuição de apps é tão poderoso que foi preciso a Apple limitar o número de gadgets que podem receber aplicativos de um desenvolvedor, para evitar que alguns espertinhos começassem a vender apps nativos fora da loja oficial.

Publicidade

Novidades do iPhone OS 4 para empresas

Mesmo com um número limitado de instalações, a distribuição ad hoc é uma ferramenta preciosíssima para desenvolvedores testarem versões beta de seus produtos e também para empresas poderem distribuir apps internos entre seus funcionários. Só que o processo para fazer isso era um pé no… desktop: era preciso mandar um arquivo .ipa para o usuário, que precisava ser arrastado para o iTunes e só então sincronizá-lo com o gadget.

Pois bem, “era”… até a chegada do iOS 4.

Ninguém percebeu o significado disso quando foi anunciado em abril, mas o novo firmware trouxe a possibilidade de distribuir apps over the air, de forma talvez mais simples até do que a instalação diretamente da App Store.

Distribuição ad hoc de apps

No Parade of Rain explicam o processo detalhadamente, mas vou tentar resumi-lo: 1. mande seu app finalizado para um servidor; 2. mande um link para o email do seu beta tester; 3. quando ele clicar no link, o app será instalado diretamente no iGadget. Só isso!

Publicidade

Por que algo assim é tão importante? Porque fazer até 100 pessoas terem que sincronizar um iPhone com o iTunes só para poder testar uma beta do seu app é mais difícil do que pode parecer — aparentemente, quando as pessoas têm um recarregador de parede, elas não conectam o gadget ao computador. Agora imagine o quanto é simples receber um email, tocar em um link e já baixar o app! Fica muito mais fácil receber feedback, dessa forma.

Se você for desenvolvedor, faça este favor imenso às suas cobaias e esqueça a distribuição ad hoc do passado: abrace o novo, use a distribuição de apps over the air! É uma maneira de degustarmos o que a Apple ainda insiste em não habilitar no iOS. 😛

[via ReadWriteWeb]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Para estarem na estreia da Mac App Store, apps precisam ser enviados até 31 de dezembro

Próx. Post

Os caras são rápidos: Opera 11 é lançado em versão final

Posts Relacionados