O melhor pedaço da Maçã.

Apesar dos preços mais altos, a iTunes Store continua prevalecendo sobre a Amazon MP3

Ícone do iTunes 10

Dados do NPD Group comentados pelo WSJ.com indicam que a loja online de músicas da Amazon.com ainda não conseguiu mexer com a hegemonia da iTunes Store no mercado de músicas vendidas por download. Nem lançamentos exclusivos (como o álbum Born Free, de Kid Rock), nem preços consideravelmente mais baixos em promoções diárias parecem afetar o poder que a Apple tem nessa área.

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Comparação de preços entre iTunes Store e Amazon MP3 - WSJ.com

Os últimos dados apontam que a participação da Amazon MP3 subiu apenas 2,3 pontos percentuais em 12 meses, de 11% em 2009 para 13,3% neste ano; enquanto isso, a iTunes Store cresceu de 63,2% para 66,2%. Dependendo das fontes, esses números podem variar bastante em favor da Apple, com a iTS chegando a absurdos 90% de market share, enquanto a loja de Jeff Bezos ficaria entre 6% e 10%.

Para piorar, muitas das promoções em que a Amazon.com vende álbuns populares a preços inacreditavelmente baixos dão prejuízo: ela paga o valor completo à gravadora, tendo que arcar com o desconto que oferece aos compradores. Esse é o tipo de coisa que jamais acontecerá na loja da Maçã — que funciona praticamente sem gerar lucro e, promessa já repetida algumas vezes, vai fechar no dia em que ficar no vermelho.

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Não lembro onde ouvi isso, mas acho que se aplica muito bem à estratégia da Apple em relação ao mercado de músicas: “A única coisa que ganha de ‘grátis’ é ‘fácil’.” A integração iTunes+iPod foi matadora, especialmente agora, com a possibilidade de fazer compras diretamente no iOS.

[via iPodNN]

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