O melhor pedaço da Maçã.

Saiba tudo o que muda no iPhone 4 CDMA da Verizon Wireless [atualizado 4x]

iPhone 4 rodando na Verizon

Ok, a poeira está baixando, o anúncio já foi oficializado… agora é hora de analisarmos os detalhes. Para os brasileiros a chegada do iPhone 4 à rede Verizon Wireless não é nenhuma revolução, mas a novidade é importantíssima para a Apple e para o mundo iPhone como um todo.

Publicidade

A seguir, avaliamos as principais diferenças que o aparelho traz em relação ao que conhecíamos até hoje, na AT&T.

Rede CDMA

Ao contrário do que muitos apostavam, o iPhone 4 da Verizon ainda é CDMA — nada de LTE (4G). No evento de mais cedo, Tim Cook, COO da Apple, explicou que um novo modelo LTE do iPhone requereria muitas mudanças estruturais — e a Verizon o desejava ter “agora”. Ele chegará, é o caminho natural, porém isso ocorrerá mais tarde (aposto que no meio de 2012, apenas).

iPhone 4 rodando na Verizon

A cobertura e confiabilidade da rede CDMA da Verizon nos Estados Unidos é inegável, e muita gente irá optar pelo “seu iPhone” justamente por isso. Afinal de contas, além de todos os recursos oferecidos pelo smartphone da Apple, ele ainda é um telefone celular.

Publicidade

Eu vejo dois pontos negativos fortes para um iPhone CDMA:

Publicidade
  • A tecnologia não faz transmissão de voz e dados simultaneamente, ou seja, ou você fala ou você navega no Safari (tethering, idem). Não duvido nada que esta desvantagem seja bastante explorada pela AT&T, em futuras propagandas.
  • A maioria das operadoras do mundo utiliza a tecnologia GSM, ou seja, para quem viaja muito o iPhone CDMA não é uma boa ideia. Com certeza haverá dores de cabeça de conectividade com roaming, em outros países — a menos que a pessoa vá para a China, por exemplo.

Na foto acima o iPhone 4 estava com quatro barras, mas relatos de quem foi ao evento dizem que os aparelhos em exposição estavam quase que constantemente com cinco barras (100%). Quem levou seus iPhones 4 da AT&T, por sua vez, só conseguia três ou quatro barras de sinal.

Design da antena

Esta será provavelmente a única forma de identificar um iPhone 4 CDMA por fora:

Antena do iPhone 4 CDMA da Verizon

Como dá pra ver, ele tem dois frisos extras nas suas laterais superiores, criados em função do design diferenciado da antena CDMA para a Verizon.

Personal Hotspot

Eis uma novidade bacana: o iPhone 4 da Verizon é capaz de atuar como um “hotspot Wi-Fi pessoal”, compartilhando sua conexão 3G com até cinco dispositivos. Ela pode ser protegida com senha, é claro.

Personal Hotspot Wi-Fi no iPhone 4 da Verizon

Este recurso é inexistente no iPhone 4 GSM, da AT&T.

iPhone 4 CDMA branco?! [Ver “Atualização IV”]

De forma superestranha, a Verizon está puxando detalhes e imagens sobre o iPhone 4 diretamente do site da Apple, em seu hotsite sobre o aparelho.

E, curiosamente, veio no bolo também isto aqui:

iPhone 4 branco na Verizon?

Nada foi dito sobre a versão branca do iPhone 4 no evento, então isso nos parece um erro grosseiro da Verizon que será corrigido logo, logo — até porque, as fotos dos iPhones não correspondem com seus modelos CDMA, de antena nova.

[fotos: CrunchGear]

Atualização (às 15h42)

Mais uma coisa, destacada pelo Engadget: o iPhone 4 da Verizon roda o iOS 4.2.5, build 8E128.

iOS 4.2.5 no iPhone 4 da Verizon

A principal mudança no software que vimos certamente foi o Personal Hotspot, mas é possível que haja outras mudanças “nos bastidores” para que o aparelho funcione perfeitamente na rede CDMA.

Atualização II (às 15h51)

Querem mais? O Engadget tem mais:

Botões no iPhone 4 CDMA da Verizon

A foto acima deixa bem claro que o friso superior esquerdo do iPhone 4 CDMA deslocou seus botões de volume um pouco para baixo. Esteticamente isso não é grave, mas pode tornar diversas cases incompatíveis com ele — incluindo os próprios Bumpers, da Apple. Uia.

Atualização III (às 16h32)

Ah sim, quase íamos nos esquecendo: aparelhos CDMA não possuem SIM cards.

SIM card no iPhone 4 CDMA da Verizon

A foto acima, do SlashGear, mostra bem a diferença entre o iPhone 4 GSM, da AT&T (abaixo), e o CDMA, da Verizon (acima). Essa é outra forma fácil de identificar o aparelho por fora.

Atualização IV (às 16h41)

Como esperado, os iPhones 4 brancos foram removidos do site da Verizon. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

AT&T está pronta para seguir em frente, mesmo sem exclusividade sobre o iPhone

Próx. Post

Apple, Microsoft e Oracle abandonam planos de adquirir patentes da Novell

Posts Relacionados