O melhor pedaço da Maçã.

Patenteie para travar: tudo multi-touch, indicadores luminosos invisíveis e mais

Patente de embalagens

Uma patente revelada recentemente indica que o departamento de pesquisa e desenvolvimento da Apple vê um futuro movido a multi-touch — e não apenas em telas bidimensionais. Este invento descreve como praticamente qualquer coisa poderia receber uma “pele multi-touch” e, assim, se tornar mais eficiente. Uma das implementações deste invento descreve como uma raquete de tênis poderia reconhecer a posição das mãos de um atleta e alertá-lo quando estivesse com uma postura incorreta.

Publicidade

Patente de pele multi-touch

Outra implementação descreve comandos para controlar sistemas veiculares a partir de toques no volante e até uma pele portátil, aplicável a qualquer objeto comum, é cogitada. Evidentemente, esse tipo de invento é quase que puramente teórico e deverá permanecer no papel durante um bom tempo.

E, por falar em papel, é curioso como os desenhos neste documento são feitos à mão.

· · ·

Publicidade

É sempre animador vermos um invento que se tornou realidade. O vídeo abaixo mostra uma das novidades que o design unibody trouxe aos MacBooks Pro:

Publicidade

YouTube video

Esse indicador luminoso, como já sabemos, é praticamente invisível quando não está aceso. A Apple descreve em seu site que isso é conseguido graças a uma técnica de perfuração de alta precisão. Mas como o efeito de “perfurações invisíveis” é conseguido? Bem, é algo mais ou menos assim: o laser escava o alumínio pela face interna e, quando ele está suficientemente fino, faz perfurações cônicas, com a base para dentro. Assim, a luz que entra por essas aberturas grandes passa pelas aberturas pequenas e sofre difração (é isso mesmo?), revelando a forma escondida.

Patente de microperfurações

Apesar de só termos visto uma aplicação algumas aplicações dessa técnica até agora, a patente em si descreve muitas outras possibilidades, inclusive a criação de botões invisíveis (provalmente sensíveis ao toque), que só brilhariam quando fossem acionados.

Atualização (2/2 às 9h40)

O quão bom é poder contar com leitores com olhos de águia? O indicador de sleep dos MacBooks Pro unibody é apenas a aplicação mais óbvia desta técnica que a Apple usa, aparentemente, desde 2006, no indicador da iSight. Esse uso, por sinal, foi transferido para os MacBooks Pro com tela matte, como a imagem abaixo (getilmente enviada pelo Leandro Pippa) deixa claro — se você clicar nela, verá:

Aqui você não vê

· · ·

Como bem atesta toda a cultura do unboxing, as embalagens da Apple são algo importante para a identidade da marca e, assim como nos produtos que elas encerram, as técnicas usadas para construí-las são sempre devidamente patenteadas.

Patente de embalagens

Um invento publicado hoje descreve a disposição de tampas, prendedores e outros artifícios nas embalagens de iPods (especificamente, o shuffle “flutuante” e o nano preso por uma placa flexível) e iPhones.

[via Patently Apple: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Diretor de interfaces do Android chama iPad de “genial”, mas promete produtos mais flexíveis

Próx. Post

AT&T é alvo de processo coletivo porque estaria inflando o consumo de dados em iPhones e iPads

Posts Relacionados