O melhor pedaço da Maçã.

Nokia e Microsoft anunciam parceria; Windows Phone 7 é o novo carro-chefe da gigante de celulares

Elop e Ballmer, CEOs da Nokia e Microsoft

Na manhã de hoje, a Nokia finalmente anunciou a sua tão esperada nova estratégia para o mercado de smartphones e, não surpreendentemente para alguns, ela será mesmo baseada em uma parceria direta com a Microsoft. A partir deste ano, o Windows Phone 7 será a plataforma móvel por trás dos grandes lançamentos da Nokia, que se tornará mais responsável por pesquisas ligadas a hardware do que software.

Publicidade

YouTube video

Isso não significa, contudo, que não haverá influências da Nokia no software dos novos aparelhos, mas elas serão pequenas: não afetarão nada além das áreas em que a empresa mostrou um bom trabalho em seus smartphones mais antigos (como mapas e a loja de conteúdo musical Ovi, por exemplo). O grande destaque da parceria é a possibilidade de o Windows Phone 7 ser direcionado para o mundo todo com maior rapidez, graças ao alcance global da empresa — que ainda não se compara às suas concorrentes no setor.

Para atender à chegada do Windows Phone 7 aos smartphones da Nokia, teve início a divisão deste segmento em um novo setor da empresa para os chamados smart devices, enquanto a outra parte será focada em celulares comuns. Nesta mudança, as plataformas Symbian e MeeGo se tornarão franquias proprietária e open source, respectivamente — produtos baseados nelas ainda serão lançados, mas a diversidade nesses dois polos diminuirá com o tempo.

Publicidade

Com esses planos, o acordo entre as duas empresas mostra enorme potencial: é uma grande chance para a Nokia voltar a desenvolver smartphones competitivos e uma chance maior ainda para a Microsoft espalhar o seu sistema operacional móvel mais original já lançado para usuários e desenvolvedores, ao lado de quem pode oferecer serviços para uma grande massa de pessoas. Mais detalhes sobre esta parceria serão liberados futuramente no site da Nokia, onde já é possível ler a carta aberta de Steve Ballmer e Stephen Elop (os CEOs) sobre o tema.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Embora esteja em licença médica, Steve Jobs continua trabalhando nos grandes projetos da Apple

Próx. Post

LEGO Harry Potter Years 1-4 ganha versão demo para download

Posts Relacionados