Patente da Apple descreve aparelhos capazes de reconhecer comandos acústicos

Pelo visto as patentes da Apple entraram numa onda de tornar toda a superfície de nossos gadgets capaz de reconhecer comandos [1, 2]. Por que ficar restrito a botões, se você pode usar a tela inteira? Por que se limitar à tela, se você pode cobrir a carcaça do aparelho toda com sensores? Por que se limitar a sensores multi-touch, se você pode simplesmente usar a acústica no corpo inteiro do gadget?

Patente de sensores acústicos

A ideia geral nesta patente é adicionar sensores acústicos (vulgo “microfones”) à carcaça de um gadget para que batidas e arranhados em qualquer ponto de sua superfície possam ser reconhecidos como comandos. Esses comandos podem ser simples ou complexos, dependendo da frequência, duração e até da posição do gesto executado.

O vídeo abaixo, criado por Chris Harrison, mostra um pouco de como pode funcionar esse tipo de tecnologia em aplicações práticas:

Uma forma extrema de aplicar isso a um computador seria eliminar completamente o teclado e oferecer apenas uma superfície lisa que poderia reconhecer comandos detectando somente o som que gestos produzem. O mais provável, porém, é vermos esse tipo de interface sendo usada de forma limitada, com outros tipos de tecnologia.

Não demora e poderemos controlar um MacBook, iPad ou iPhone com toques e gestos em qualquer superfície dele. É o futuro. *-*

[via Patently Apple]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.