O melhor pedaço da Maçã.

Patente da Apple mistura Dropbox com 1Password e descreve uma caixa segura na nuvem

Patente de caixa segura na nuvem

Dois utilitários que todo mundo deveria pelo menos conhecer são o Dropbox e o 1Password: o primeiro é a encarnação de tudo o que há de lindo, puro e perfeito em cloud storage; o segundo facilita imensamente sua vida na hora de criar, salvar e gerenciar dezenas de senhas e informações importantes diferentes, bastando para isso lembrar de apenas um código seguro.

Publicidade

Parece que na Apple as equipes de pesquisa e desenvolvimento curtem tanto esse dois que resolveram patentear algo que eu só consigo descrever como fruto de seu cruzamento: uma caixa segura na nuvem!

Patente de caixa segura na nuvem

O invento descreve, basicamente, uma forma de proteger arquivos importantes usando uma pasta especial, que imite um cofre ou caixa forte. Para reforçar a ideia de segurança, essa pasta imitaria os sons de uma porta se abrindo e fechando. Tal pasta protegeria arquivos nela contidos contra bisbilhoteiros usando um sistema de login e senha, além de criptografá-los e ocultar seus nomes com caracteres aleatórios, entre outras coisas. Para garantir que itens importantes fiquem a salvo de catástrofes físicas, porém, essa pasta usaria armazenamento remoto na nuvem, em servidores externos ou em outros computadores.

Publicidade

Caso você não saiba, o 1Password já usa essa metáfora da caixa forte, com direito a animações e sons, além de proteger senhas, logins, formulários e anotações importantes localmente. O Dropbox, por sua vez, funciona como uma pasta especial que, uma vez autenticada, sincroniza todos os seus arquivos com a nuvem e com outros computadores. Acredito que a Apple usou elementos de ambos para chegar a algo… original? Será que a palavra se aplica? Hmmm…

Por outro lado, nada mais original que uma patente de sistema de segurança que usa métodos de solução do Cubo de Rubik para gerar funções esponja e hash(?). #TENSO 😛

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Analista: tela Retina só chegará na terceira geração do iPad; vem aí um “iPod touch gigante”, ou “iPad mini”

Próx. Post

Rumor: próximos MacBooks Pro já poderão ter conectores Light Peak

Posts Relacionados