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Em email, Steve Jobs teria dito que assinaturas “são apenas para apps de editoras”

Readability no iPad

Com a entrada do Readability (um app que aparentemente não está ligado a editoras) na polêmica de assinaturas da iOS App Store, desenvolvedores agora se questionam sobre a abrangência deste novo serviço, já que ele pode permitir muito mais coisas do que o simples recebimento de um jornal a cada manhã.

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Empresas que operam softwares as a service (modelo de negócio SaaS) — como é o caso da Rhapsody, Last.fm e própria Arc9, que criou o Readability para iOS — pretendiam tirar proveito disso, mas infelizmente a Apple não está com planos de lhes conceder nenhuma aprovação.

Readability no iPad

Um desenvolvedor ligado ao MacRumors enviou um email para Steve Jobs (quem mais? :-P) e, de acordo com o site, ele teria recebido a seguinte resposta do CEO da Maçã:

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Criamos assinaturas para apps de editoras, não apps SaaS.

Enviado do meu iPhone

Isto pode até significar que os programas destinados a oferecer serviços aos usuários do iOS não precisam se preocupar tanto com as regras de assinaturas das In App Purchases, mas também significa que eles não podem tirar proveito delas por completo. De qualquer forma, essas questões não ficaram claras na última edição das diretrizes de aprovação da App Store.

Olhando por esse ângulo nas palavras de Jobs, talvez o Readability não devesse mesmo ter sido rejeitado. Mas independentemente de ele não querer se adequar ao sistema da Apple, a Arc9 ainda cai no resto da sua política com relação a compras, que exige dos desenvolvedores o uso do sistema da empresa para qualquer transação comercial. Essa briga ainda vai longe…

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