FTC decide investigar Apple após polêmica envolvendo o jogo Smurfs’ Village

A Comissão Federal de Comércio (FTC) dos Estados Unidos anunciou ontem ao Washington Post que “observará” a atuação da indústria com relação aos sistemas móveis de compra integrados via software em smartphones para a aquisição de apps, jogos e outros bens em lojas online. O início da investigação aparece em notícia logo após a polêmica envolvendo a Apple e o jogo Smurfs’ Village ter se espalhado na internet durante a semana passada.

Smurfs' Village no iPod touch

Devido à extensão do caso e a outras reclamações recebidas pela Apple e pela própria FTC, os agentes reguladores do comércio norte-americano estão preocupados com a falta de conhecimento de crianças sobre algumas implicações dos sistemas de compra para smartphones. Um exemplo delas seria a possibilidade de se adquirir qualquer coisa no iOS enquanto uma conta está autenticada com senha na tolerância de 15 minutos da App Store, mas há outras que terão seus detalhes levantados durante a investigação.

Na semana passada, correu o boato de que a Apple teria procurado a Capcom (desenvolvedora do Smurfs’ Village) para falar sobre o assunto, mas o rumor foi desmentido. Dependendo das conclusões a que se chegar a partir desta nova ação da FTC, é provável que a iOS App Store tenha de se adequar a novos requisitos de segurança com relação a compras.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.