O melhor pedaço da Maçã.

Apple pode estar trabalhando para tornar o Mac OS X Lion independente de resolução

Mac OS X 10.7 Lion em MacBooks Air

O assunto não é novo: falamos bastante dele quando aguardávamos a chegada do Mac OS X 10.6 Snow Leopard [1, 2], mas já é um tema em pauta há muito tempo — possivelmente desde o 10.4 Tiger. E parece que será só agora, no 10.7 Lion, que a coisa irá vingar pra valer.

Publicidade

Nada foi dito oficialmente no lançamento do Developer Preview, hoje cedo, nem encontramos nada nas suas notas de liberação, mas o MacRumors afirma que o sistema operacional já está sendo preparado para se tornar independente de resolução (Resolution Independence).

Mac OS X 10.7 Lion em MacBooks Air

Puxando a ideia do próprio iOS (mais uma vez, “de volta o Mac”), a Apple poderá passar a permitir que desenvolvedores criem imagens com o dobro de resolução das atuais (os chamados “HiDPI display modes”), a fim de preparar seus apps para suportarem futuros “displays Retina” também em Macs. Um MacBook Pro de 15 polegadas que hoje roda a 1440×900 pixels, por exemplo, poderá no futuro oferecer uma resolução de 2880×1800 pixels.

Assim como no iPhone 4 e no iPod touch 4G, na prática os elementos da interface permanecem do mesmo tamanho. O que muda é o seu nível de definição/detalhes, visto que os pixels se tornam muito menores. Telas Retina são chamada assim porque, a olho nu, é impossível enxergar os pixels do display.

Os MacBooks Pro lançados hoje não trazem nenhuma novidade nesse sentido e é possível que ainda vejamos alguns Macs chegando com telas “convencionais” (mesmo as atuais já são show de bola), mas a tendência é que, nos próximos anos, todos os displays de produtos fabricados pela Apple sigam essa tendência Retina.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Patenteie para travar: controles luminosos na tampa de MacBooks e marca Places

Próx. Post

Além de novos MacBooks Pro, Apple Online Store tem uma ótima novidade: preços menores

Posts Relacionados