O melhor pedaço da Maçã.

Mais Mac OS X Lion: screenshots de aplicativos e novas tecnologias merecem destaque [atualizado 2x]

Mac OS X Lion

Sim, já tem gente com o Lion em seus Macs. E, mesmo havendo restrições de divulgação de dados, agora podemos esperar para ver muita coisa sobre o novo sistema operacional desktop da Apple, que traz um visual refinado e simplificado para as janelas e controles da interface. Ao que tudo indica, os controles líquidos (Aqua) sumiram e assumiram um tom fosco, conforme mostra o novo Finder, por exemplo:

Publicidade

Mac OS X Lion

Repare como o visual lembra a última atualização do iTunes: a Apple reduziu o volume de cores usadas, provavelmente para tornar os aplicativos mais consistentes, de forma similar ao iOS. Além dos controles, as barras de rolagem antigas também sumiram e agora são totalmente geradas em overlay (quando preciso) com animações bem leves.

Note ainda que a janela acima não possui um controle para ativar o modo tela cheia, como a do Mail e do Pré-Visualização (Preview), exibidas abaixo. Nem todos os aplicativos precisarão operar lembrando os do iPad, pelo visto.

Mac OS X Lion

Mac OS X Lion

Outros exemplos são o iCal e a Agenda (Address Book), que foram definitivamente “iPadronizados”:

Mac OS X Lion

Mac OS X Lion

A Apple parece também ter reduzido a inconsistência entre preto e cinza usada na interface. O Quick Look reflete isso com clareza:

Mac OS X Lion

As Preferências do Sistema agora possuem uma área centralizada para cadastro de contas:

Mac OS X Lion

O TextEdit ganhou roupa nova com o Lion:

Mac OS X Lion

Alternância rápida entre apps e pastas deixam as marcas do iOS no novo felino da Apple:

Mac OS X Lion

E, por fim, o Spotlight mostra mais detalhes dos arquivos, com buscas mais precisas:

Além das screenshots, o AppleInsider obteve alguns detalhes técnicos interessantes. O Safari, por exemplo, ainda está na atual versão, mas agora é um navegador multiprocessos similar ao Chrome com suporte ao modo tela cheia. Contudo, a empresa descontinuou a sua extensibilidade por meio de plugins escritos usando APIs do sistema, de forma que seus desenvolvedores precisarão migrá-los para o padrão NPAPI, usado no Flash Player, por exemplo.

Outra novidade é a tecnologia File Coordination, que atuará em conjunto de técnicas de sandboxing e separação de privilégios e processos para habilitar leitura/escrita de arquivos em série, dependendo das necessidades de processamento do sistema. A nova técnica reduz inconsistências na operação de dispositivos de armazenamento.

Infelizmente, para quem esperava contar com o Lion fora do Mac Developer Program, há uma má notícia: a distribuição do Developer Preview é feita por meio da Mac App Store com um código individual para cada desenvolvedor, que só pode ser instalado uma vez, até o momento. O build distribuído por lá é o 11A390 e pesa 3,6GB.

Atualização (às 15h35)

Aqui, mais algumas imagens para você ver o Lion em ação:

Safari em tela cheia no Mac OS X 10.7 Lion

Nova mensagem do Mail em tela cheia no Mac OS X 10.7 Lion

Painel de privacidade no Mac OS X 10.7 Lion

Mission Control no Mac OS X 10.7 Lion

E, pra fechar (pelo menos por ora), um vídeo do 9 to 5 Mac mostrando o scroll do Lion funcionando “ao contrário”.

YouTube video

Levante a mão quem já fez isso num trackpad depois de usar o iOS por muito tempo. Opa! O Halex Pereira levantou o braço, eu vi. 😛

Atualização II (às 19h31)

Pronto para mais uma leva de imagens? A primeira vai para quem ficou tenso com essa história de scroll ao contrário, mostrada no vídeo acima: trazida pelo 9 to 5 Mac, ela mostra que isso será ajustável nas Preferências do Sistema — o que pode tornar o uso de Macs alheios um inferno, pode crer.

Ajuste de sentido do scroll no Mac OS X Lion

Os vídeos abaixo, achados pelo Razorian Fly, não mostram nada exatamente inédito, mas dão uma boa ideia de como será a interação com o Lion através de gestos (tanto no Mission Control quanto no Safari) e do comportamento do Launchpad.

YouTube video

YouTube video

Abaixo, selecionamos algumas das muitas imagens publicadas pelo AppleInsider para ilustrar novidades como o novo sistema (inconsistente) de seleção de abas e botões, um serviço de substituição de texto à la iOS no TextEdit, novas opções de controles parentais e um sistema inédito de visualização de aplicativos separados por categorias.

Visualização de apps no Finder do Mac OS X Lion

Detalhe da Seleção de abas no Mac OS X Lion

Preview no Mac OS X Lion
Note os botões selecionados: ora eles estão pressionados, ora elevados.

Controles parentais no Mac OS X Lion

Controles parentais no Mac OS X Lion

Substituição de texto no Mac OS X Lion

Ficaremos de olho em mais novidades!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Cobrança de US$1 pelo FaceTime para Mac não é à toa, segundo a Apple

Próx. Post

MM na App $tore: Let’s Golf, Gameloft Surprise Sale, Assault Commando, My Measures e mais!

Posts Relacionados